Hoje vamos te dar um motivo para conferir tudo o que está instalado em seu smartphone. Afinal, alguns apps que transmitem adwares somaram mais de 20 milhões de download nos últimos dias. As vítimas são usuários de Android que baixaram estes aplicativos através da loja oficial do Google.
Quais são os aplicativos maliciosos e onde eles estão?
Hoje está muito fácil cair em golpes, e os malwares são uma das iscas principais na web. Dessa vez, o software malicioso em questão é um adware, um programa malicioso cujo fim é gerar spam de anúncios.
O pior é que o efeito desses adwares podem variar, mas conforme o aparelho, pode gerar lentidão, superaquecimento, e queda no desempenho. Eles também podem minar a bateria do smartphone e consumir a internet e os dados móveis.
Como dissemos no início, as únicas vítimas foram usuários de Android, pois o conjunto com 16 aplicativos estava totalmente disponível no Google Play. Os apps maliciosos foram descobertos pelos agentes de segurança da McAfee. Após a divulgação, os aplicativos foram removidos da loja.
Os apps são uma espécie diferente de adware, chamada de Clicker. A sua funcionalidade é carregar anúncios de maneira invisível ou em segundo plano. O objetivo é angariar cliques e receitas para os seus desenvolvedores.
Um dos pontos a se destacar é que a maioria desses aplicativos oferece o que eles prometem. Desse modo, fica difícil identificar que se trata de um app malicioso para seu Android. Alguns tinham classificações relativamente positivas, o que faz mais pessoas baixarem sem saber do risco.
Como Adclicker trabalha em seu Android?
O adware Clicker é um malware responsável por dar suporte a inúmeros anúncios indesejados em seu aparelho. Entretanto, há uma função além de spammar anúncios, estes apps maliciosos também coletam informações relacionadas à navegação.
Por conta de sua camuflagem dedicada, são raras as ocasiões em que a vítima interage com os anúncios abertos. Além disso, para ficar abaixo do radar do usuário, os adwares só começam a agir horas após a instalação.
Desse modo, se você quer identificar exemplos em seu Android, é possível observar alguns sinais, a começar pela bateria. A internet também pode indicar algum tipo de malícia, neste caso, veja se ela está mais lenta do que o comum. E claro, o desempenho do aparelho vai dizer muito sobre ele, então, fique de olho para qualquer alteração em seu funcionamento.
Com informações: Bleeping Computer
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui