Ferramentas colaborativas são uma necessidade dos tempos modernos e quanto mais inteligentes melhor. Neste artigo você vai conhecer o Google Jamboard, o quadro branco inteligente do Google que se conecta diretamente com outras aplicações da empresa.
Ferramentas colaborativas no mundo atual
O mundo já vinha passando por uma transição incrível do mundo físico para o mundo virtual, onde cada vez mais pessoas buscavam alternativas para realizar suas tarefas no computador e dispositivos móveis. Esse fenômeno passou por um grande processo de aceleração nos últimos anos, principalmente devido à pandemia da Covid-19.
Forçados a trabalhar em casa, as pessoas tiveram que procurar novas ferramentas para realizar as mesmas funções que antes faziam na empresa. Mas nem sempre salvar o trabalho e enviar os arquivo para outros funcionários é a melhor opção.
O resultado disso foi uma busca maior por ferramentas colaborativas, que permitem que várias pessoas acessem e, em alguns casos, alterem o trabalho simultaneamente. Um ótimo exemplo disso foi o aumento de pessoas usando o pacote office do Google — Docs, Sheets e Presentations — que, em muitos casos, acabou substituindo de vez o famoso pacote Office 365 da Microsoft.
Mas nem só de criar e editar documentos vive uma empresa. Outros aspectos do ambiente de trabalho também tiveram que ser transferidos para o mundo digital, inclusive ferramentas para ajudar na organização de ideias durante as reuniões e apresentações de projetos, as famosas whiteboards.
Conheça o Google Jamboard
Eis que então entra o Google Jamboard, a solução Google para permitir que seus usuários interajam em tempo real em seções criativas. Perfeito para reuniões, a aplicação é fácil de usar e ainda permite que você convide qualquer pessoa para participar com você.
As seções são chamadas de “Jam” e as pessoas que participam delas podem ter o cargo de “Leitor” ou “Editor”, selecionados na hora do convite.
Convidar pessoas para colaborar com você é super fácil e funciona da mesma maneira que no Google Docs, por exemplo. Basta clicar no botão “Compartilhar” perto da foto do seu usuário e colocar o e-mail das pessoas que vão se juntar a você na reunião.
Em relação às funções no aplicativo, o Jamboard disponibiliza o básico de uma whiteboard: canetas, borrachas, uma seta para reorganizar itens, opção de adicionar imagens, textos e notas, além de formas geométricas.
Por fim, ainda tem uma ferramenta “Laser”, que permite fazer marcações temporárias. Essas opções ficam a disposição de todos os participantes da sessão, desde que tenha as permissões adequadas!
As sessões ficam salvas automaticamente no painel da aplicação, mas você ainda tem a opção de exportar cada uma delas como imagem ou PDF.
Como usar a ferramenta?
Assim como várias das ferramentas do Google, o Jamboard é gratuito e pode ser acessado por qualquer um com uma conta da empresa.
Você pode acessá-lo por um navegador, indo para o site da aplicação, ou usando suas versões mobile para Android e iOS.
Também existe a opção de adquirir um aparelho específico do Google Jamboard, uma espécie de tela gigante com integração com outros aplicativos do ambiente Google, como o Meet e o Drive, mas infelizmente ele não está disponível no Brasil, e parece que já foi até descontinuado.
O Google Jamboard é uma ótima ferramenta colaborativa, pouco conhecida e mesmo assim é uma boa opção. Por ser grátis, funciona para implementar nos seus negócios, aulas, ou até mesmo em projetos pessoais, trazendo interatividade para as suas apresentações, reuniões e organização de ideias.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui