A Steam é uma das melhores lojas virtuais de jogos do mundo, e se você é um gamer é quase certeza que você tem ela instalada no seu PC, mas será que você está usando o potencial máximo do programa? Confira neste artigo os recursos escondidos na Steam que você provavelmente não conhece!
Pular a loja de jogos
Eu não sei você, mas quando eu abro a Steam, na maioria das vezes, tudo que eu quero é jogar, então ter o programa abrindo diretamente na loja de jogos só significa que eu vou ter que dar uns cliques extras para chegar na minha biblioteca.
A boa notícia é que você pode decidir qual a página inicial da sua aplicação. Basta abrir o menu de configurações clicando no menu “Steam” no canto esquerdo superior do seu aplicativo e navegar até Configurações > Interface e escolher a janela que você quer ver na inicialização do programa.
Além de “Loja” e “Biblioteca” você pode configurar “Noticias”, “Amigos” e muito mais.
Acessar o Gerenciador de Armazenamento
Por padrão, a Steam salva todos os arquivos dos seus jogos no mesmo disco de instalação do programa, que geralmente é o disco onde o sistema operacional (OS) está instalado.
Ter um disco de armazenamento separado apenas para a instalação dos seus jogos vai te poupar muito tempo em casos onde você precise formatar o seu computador, por exemplo.
Navegando até Configurações > Downloads > PASTAS DA BIBLIOTECA STEAM você vai ter acesso ao “Gerenciador de Armazenamento”.
Nele você pode gerenciar todos os jogos instalados no seu aplicativo, inclusive selecionar o disco padrão para a instalação e ver quanto de espaço cada jogo ocupa. Por lá ainda é possível desinstalar os jogos.
Vender seus itens colecionáveis
A Steam tem um ótimo sistema de recompensas onde os usuários, cumprindo certas tarefas, recebem itens dos mais variados jogos. E na maioria das vezes essas cartas podem ser vendidas.
Obviamente os itens mais comuns não são caros, você provavelmente vai conseguir apenas centavos pela maioria deles, mas mesmo assim é possível juntar o suficiente para comprar alguns jogos ocasionalmente.
Para ver seus itens, e colocá-los à venda, você tem que acessar seu inventário. Basta colocar o ponteiro do mouse sobre o seu nome de utilizador e clicar em “Inventário”.
Clicando em uma carta, você pode anunciá-la no mercado interno da plataforma — nem todas as cartas podem ser vendidas.
Apelidar seus amigos
Escolha de nome de usuário é um processo mais complicado do que se imagina e é provável que a maioria dos seus amigos apareça com uns nomes bem estranhos e difíceis de lembrar. Mas a Steam te dá a opção de adicionar um apelido para os seus contatos.
Basta clicar com o botão direito do mouse sobre o contato, na lista de amigos, e navegar até Gerenciar > Alterar apelido. Agora é só escolher o novo nome para o contato e pronto.
Checar a alteração no preço de um jogos
Comprar um jogo quando ele está em promoção é a melhor coisa que você pode fazer, principalmente quando não é uma compra urgente. Mas decidir se aquela é a promoção certa para você é mais complicado do que parece.
A Steam facilita isso dando acesso gratuito ao histórico de preço dos seus jogos. Basta acessar o site SteamDB e pesquisar pelo jogo que você quer. Agora é só clicar em “Prices” na aba lateral e escolher a moeda para referência, no nosso caso “Brazilian Real”.
Pronto, rolando para baixo você vai encontrar o gráfico “Price history”, com o histórico de preço daquele jogo desde o seu lançamento na loja. Passando o mouse por cima é possível ver os preços pelo qual o jogo já foi vendido e os maiores descontos que ele já teve.
E aí, o que achou dessas dicas? Comenta aí se alguma delas vai ser útil para você!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui