Conhece a história de um do maiores sucessos mobile? Free Fire: Quem criou? O que significa?
Você já deve ter até jogado ele, até porque ele é uma sensação no mundo dos jogos. Mas você conhece a origem do Free Fire?
A grande acessibilidade do Free Fire fez com que ele se tornasse uma sensação no mundo dos jogos mobile e mesmo existindo jogos de franquias já renomada como PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG), Fortnite e Call of Duty (CoD) o jogo se mantém no topo da categoria de games battle royale para celular.
Origem do Free Fire: quando, onde e como o jogo surgiu?
O jogo surgiu no fim do ano de 2017 como produto da 111dots Studio, um estúdio de desenvolvimento vietnamita, e logo em seguida teve seus direitos de publicação comprados pela Garena, tornando Forrest Li, bilionário que comanda a empresa, o “criador do Free Fire”.
Na verdade, foi apenas o primeiro grande investidor no jogo, incorporando-o a 111dots, que continuaram trabalhando no jogo e mudando o nome do título de Free Fire Battlegrounds para Garena Free Fire.
Como o nome original do jogo sugere, o Free Fire foi pensado para ser uma espécie de cópia do PUBG para celulares, trazendo parte da jogabilidade do “pai” do gênero battle royale para versões com hardwares menos potentes, o PUBG exigia muita performance, tanto no PC quanto em sua versão mobile.
O jogo, idealizado para ser uma alternativa acessível para battle royales mobile, teve seu beta lançado em novembro de 2017, a versão oficial veio um mês depois, e já em 2018, devido a sua popularidade na Ásia e no Brasil, foi um dos jogos mais baixados.
Saindo dos smartphonesO jogo se expandiu de tal maneira que rompeu as bases de sua programação. Originalmente feito apenas para celulares (Android e iOS) o jogo foi amplamente usado em computadores (com emuladores), tendo até competições para os jogadores dessa “modalidade” — LOUD, Fluxo e paiN Gaming são nomes bem conhecidos nesse cenário.
A liga NFA (National Free Fire Association) é a maior da categoria no Brasil, sendo considerada também uma das maiores no mundo, e possui até uma versão LATAM, título bastante disputado na América Latina onde grandes equipes participam.
Parcerias
No quesito parcerias, o Free Fire se assemelha bastante ao famosíssimo Fortnite e vive fazendo parcerias com marcas famosas para introduzir mais conteúdo para os seus jogadores. Um exemplo disso são os crossovers com os animes Attack On Titan e One Punch Man e até colaborações com a série La Casa de Papel, da Netflix.
E o Brasil não fica de fora dessa, por ter uma comunidade gigante do jogo, uma das maiores do mundo, e vários times famosos no cenário competitivo, como o Corinthians Free Fire, por exemplo, a empresa certamente não deixaria nosso querido Brasil de fora.
Quem aí não se lembra que além da música para o Free Fire World Series 2019, o DJ Alok também se tornou um personagem do jogo?
O jogo está disponível de graça para Android e iOS e é um sucesso que ainda vai durar muito tempo, até porque a Garena continua investindo pesado no jogo, trazendo eventos e parcerias de peso.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.