Conhece as ferramentas de “olho” no espaço? O Telescópio James Webb e suas primeiras imagens
A NASA anunciou que as primeiras imagens tiradas pelo Telescópio James Webb finalmente tem data para chegar. Uma nova visão do universo!
Após cinco longos meses de preparações, que envolveram alinhamento, calibração e mais uma infinidade de procedimentos, as primeiras imagens tiradas pelo Telescópio James Webb (JWST) finalmente tem data para chegar.
Já temos uma data!
O comunicado da NASA chegou no início do mês de junho, revelando que o telescópio da próxima geração estaria enviando suas primeiras imagens coloridas e dados obtidos, os quais poderemos observar no dia 12 de julho.
Do que serão primeiras imagens de julho?
Ainda não se tem confirmação sobre os alvos das primeiras imagens e a equipe responsável pelo telescópio parece querer manter segredo até o último minuto. Nada de espantoso, foram 5 anos de trabalho e muita pesquisa entre estudos de várias agências até se chegar a uma decisão do que fotografar primeiro.
“Nossos objetivos para as primeiras imagens e dados do Webb são tanto para demonstrar os poderosos instrumentos do telescópio quanto para visualizar a missão científica que está por vir (…) Eles certamente entregarão um ‘uau’ muito esperado para os astrônomos e o público”, disse Klaus Pontoppidan, astrônomo e cientista do projeto no Instituto de Ciência de Telescópio Espacial (STScI), onde são operados tanto o Hubble quanto o James Webb.
Telescópio James Webb já enviou imagens anteriormente
E se você está se perguntando sobre as imagens tiradas pelo telescópio anteriormente, mostradas pela NASA, aquelas eram imagens provindas do teste de alinhamento do telescópio, tiradas simplesmente para medir o que o aparelho conseguia fazer.
Essas novas imagens, entretanto, estarão em um nível completamente diferente. Segundo o comunicado, agora que cada instrumento foi “calibrado, testado e dado à luz verde por sua equipe de ciência e engenharia”, podemos esperar imagens muito melhores.
O que esperar do Telescópio James Webb?
A expectativa é de que o telescópio nos mostre um ângulo completamente novo do espaço através da sua visão infravermelha de alta resolução. Além de operar em camadas profundas, o telescópio conta com um espelho hexagonal de 18 segmentos, que segundo os seus criadores conseguirá coletar imagens nítidas mesmo a grandes distâncias, incluindo as primeiras galáxias.
A NASA disse que as imagens estarão disponíveis em cores completas, podendo mostrar o quão ampla é a capacidade do James Webb. As imagens não serão, de forma nenhuma, simples fotos do espaço.
Elas trarão consigo dados espectroscópicos que permitirão identificar a composição elementar e outras várias informações úteis a partir do espectro da luz capturada.
“O primeiro pacote de imagens de materiais vai destacar os temas científicos que inspiraram a missão e será o foco de seu trabalho: o universo primitivo, a evolução das galáxias através do tempo, o ciclo de vida das estrelas e outros mundos”, disse a NASA.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.