O serviço de assinatura do Instagram está cada vez mais próximo de se tornar realidade. Mas, calma: você não precisará pagar para usar a plataforma. O foco da medida é direcionar este recurso para os criadores de conteúdo.
Em tese, o serviço de assinatura do Instagram que já vem sendo estudado há meses, consiste no pagamento dos usuários por uma valor mensal que permitirá o acesso a conteúdos exclusivos dos criadores de conteúdo mais aclamados.
Na prática, o usuário comum do Instagram precisará pagar um valor mensal para acessar as publicações feitas por criadores de conteúdo. E ao que parece, o recurso está mais avançado do que se pensa. Em uma publicação feita pelo youtuber, Paulo Barba no Twitter, ele mostra uma do que já está disponível para ele.
olha isso 👉 assinatura de conteúdo exclusivo no Instagram está em teste no Brasil pic.twitter.com/8hbJ9XK9yH
— barba sou eu (@barbaaa) June 2, 2022
Na publicação é possível ver que, os usuários que já se cadastraram como membros do serviço e assinatura do Instagram receberão um selo de assinante que permite ao criador de conteúdo identificar quem paga por seu trabalho. Além do mais, quem decidir pagar pelo serviço também terá a chance de assistir stories exclusivos da pessoa e participar de lives direcionadas exclusivamente aos assinantes.
Ainda não há detalhes sobre quando a conta paga do Instagram se tornará realidade, especialmente para públicos-alvo específicos. Também não foi informado se todos os criadores de conteúdo terão essa exclusividade no perfil.
Esta não é a única novidade do Instagram envolvendo os criadores de conteúdo. Há algumas semanas, uma mudança na entrega dos stories reduziu a quantidade de quem tem o costume de postar conteúdos excessivos.
Entenda a mudança nos stories do Instagram
A mudança no formato de exibição dos stories do Instagram já pode ser notada no topo da tela, precisamente durante a visualização dos conteúdos publicados por amigos. Os traços que representam a quantidade de histórias publicadas são comprimidos, resumindo em apenas três itens, independentemente do número de histórias publicadas por aquela conta.
Para quem não entendeu o botão “Mostrar tudo” mencionado acima, é justamente neste momento que ele aparece. Ele deve ser acionado por quem desejar visualizar todos os stories ocultados naquele perfil. Assim que a visualização for liberada por consentimento do internauta, os demais “pontinhos escondidos” ficarão visíveis.
Na hipótese contrária, quem realmente não tiver interesse nos demais stories, poderá causar frustração no criador que poderá perder o conteúdo. A situação é prejudicial aos criadores de conteúdo, influencers e demais figuras públicas que vivem dos posts nas redes sociais.
Vale lembrar, que este modelo de visualização dos stories já era utilizado pelo Instagram em conteúdos patrocinados, nos quais o usuário deve escolher entre continuar assistindo o anúncio feito por aquela marca ou pular o conteúdo. Portanto, o mecanismo que antes era exclusivo a conteúdos empresariais, agora começou a ser ampliado para pessoas comuns.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui