Ícone do site BIT magazine

Contra o relógio: NASA se prepara para novo lançamento da missão Artemis I o mais breve possível

Depois de algumas tentativas frustradas, a NASA está retomando um novo cronograma para o lançamento da missão Artemis I.

Imagem: NASA

NASA: Artemis I precisa decolar!

A missão Artemis I marca o primeiro lançamento do foguete Space Launch System (SLS) da NASA e enviará uma espaçonave chamada Orion muito além da órbita da Lua.

Esta missão será sem tripulação e servirá como teste para missões posteriores que enviarão astronautas de volta à Lua pela primeira vez em décadas. O problema é que sem tripulação já está complicado…

Depois que um vazamento de hidrogênio e três tentativas frustradas de lançar a missão em 3 de setembro, a agência fez reparos neste meio tempo.

Eles substituirão as vedações na conexão entre o foguete e as linhas de combustível que enviam hidrogênio líquido para os motores.

Permanecer na plataforma permitirá que a equipe teste os novos selos em temperaturas criogênicas, imitando as condições que ocorreriam durante um lançamento real.

Atualmente, eles estão mirando em 17 de setembro para esse teste criogênico importante, mas a janela de lançamento oficial está entre os dias 23 e 27 de setembro.

Fora este problema enorme com a vedação do hidrogênio, ainda há outras questões a serem solucionadas como o reparo de um sistema que vai dentro do SLS que, se não for consertado, pode causar uma explosão que destruirá todo o compartimento.

Todo o cuidado é pouco

Por conta deste sistema de segurança que precisa ser adequado, os pesquisadores estão muito cautelosos com o assunto, principalmente porque é a Força Espacial Americana quem lida com o lançamento na área leste dos Estados Unidos – onde a NASA quer fazer o lançamento.

A certificação de que está tudo nos conformes só pode ser feita no Prédio de Montagem de Veículos, que fica relativamente longe da plataforma de lançamento – essa é outra preocupação.

Em última análise, cabe à Força Espacial decidir se acha ou não que o lançamento pode avançar com segurança sem voltar para a “garagem” (o prédio de Montagem de Veículos).

Além dessa nova adaptação, a NASA terá que lidar com o cronograma de outras missões que já estão previstas para acontecer – porém, não se sabe até quando, por conta de um orçamento estratosférico!

Caso a NASA perca novamente esta janela de lançamento, talvez uma nova tentativa fique aberta somente em outubro.

Com informações: NASA 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile