Cansado de receber nudes indesejados? O Instagram está testando um novo recurso onde usa uma tecnologia da Apple para identificar e bloquear a visualização de imagens contendo nudismo ou poses muito provocantes.
Agora você vai poder se livrar de nudes indesejados
A informação foi divulgada pelo desenvolvedor e leaker Alessandro Paluzzi, que encontrou o recurso na versão experimental do Instagram, dando indícios de que a ferramenta ainda está em fase inicial de desenvolvimento.
#Instagram is working on nudity protection for chats 👀
ℹ️ Technology on your device covers photos that may contain nudity in chats. Instagram CAN'T access photos. pic.twitter.com/iA4wO89DFd
— Alessandro Paluzzi (@alex193a) September 19, 2022
“#Instagram está trabalhando na proteção de nudez para chats 👀
ℹ️ A tecnologia do seu dispositivo cobre fotos que podem conter nudez em bate-papos. O Instagram NÃO PODE acessar as fotos.”
É importante mencionar que, segundo o leaker, mesmo analisando as imagens, o Instagram não tem acesso direto a elas.
Instagram usa tecnologia da Apple para criar a “Nudity Protection”
Chamada de Proteção contra Nudez, em tradução livre para o português, o recurso está sendo desenvolvido apenas para iOS, pelo menos por enquanto.
Isso porque a empresa está usando uma tecnologia de machine learning da Apple que escaneia e reconhece imagens com conteúdo sexual ou provocativo. Aparentemente, a ferramenta havia sido projetada para combater a pornografia infantil em seu ecossistema.
Quando a ferramenta foi desenvolvida, várias pessoas ficaram agitadas com as implicações na privacidade dos usuários, uma vez que ela literalmente vê e analisa as fotos, mas a Apple garantiu que nenhum registro é feito.
Como o “Nudity Protection” vai funcionar?
Segundo Paluzzi, o recurso pode ser ativado e desativado a hora que o usuário quiser e lendo a mensagem na captura de tela podemos ter uma ideia mais clara de como ela funciona.
Aparentemente os nudes serão censurados de forma segura, tanto em DMs (mensagens diretas), quanto no feed de publicações. Praticamente da mesma maneira como os filtros contra conteúdo violento funcionam em redes sociais como o TikTok. Para ver o conteúdo bloqueado basta clicar no botão correspondente.
Segundo a Meta, que confirmou a novidade ao The Verge, ela está desenvolvendo uma série de controles adicionais para seus usuários que vão nos ajudar contra o conteúdo indesejado, tanto fotos quanto outros tipos de mensagens.
Ainda não se sabe com clareza que outros recursos estão vindo por aí, mas a empresa garantiu que em breve (nas próximas semanas) vai compartilhar mais detalhes sobre eles.
Fonte: The Verge
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui