Controle PS5 DualSense: Entenda por que ele faz total diferença na experiência do jogador
A Sony caprichou com o DualSense: o controle PS5 possui recursos que tornam as partidas muito mais imersivas, conheça os detalhes.
Os consoles da nova geração já estão completando dois anos no mercado, mas muita gente ainda nem colocou a mão neles. No Bit Responde de hoje, você vai conhecer melhor o DualSense, controle PS5 que utiliza tecnologias inovadoras para aumentar a imersão do jogador!
Inicialmente disponível apenas nas cores originais do PS5 (preto e branco), o DualSense, atualmente, já pode ser encontrado em diversas cores. Texturizado com os ícones do Playstation e ergonomicamente confortável, o controle da nova geração do console Sony é familiar nas mãos, mas também consegue inovar.
Quando foi anunciado, o Playstation 5 prometeu trazer uma novidade interessante em seu novo controle: o feedback háptico.
Tá, mas o que é isso? O termo “háptico” faz alusão ao tato. Resumindo, a ideia é que o controle simule diferentes texturas e sensações nas mãos do jogador.
Como funciona o feedback háptico do controle PS5?
Isso é possível graças a uma combinação de tecnologias que, juntas, realmente conseguem fazer o jogador “sentir” o controle de diferentes maneiras enquanto joga.
Controles que vibram não são novidade no mundo dos games. E, convenhamos, todos nós estamos acostumados com os diferentes padrões de vibração de um smartphone.
O feedback háptico vai um ultrapassa essa noção simples. Os mecanismos de vibração estão melhor espalhados dentro do controle, ativados de forma independente, com maior ou menor intensidade.
Com uma programação bem feita, este recurso realmente aumenta a imersão do jogador. É possível simular coisas sutis, como os batimentos cardíacos do personagem, por exemplo.
Também dá para emular sensações de texturas de forma muito criativa. A diferença entre andar sobre areia ou se atolar na lama, por exemplo. A sensação “lisa” e sem aderência de caminhar sobre gelo também pode ser emulada.
Isso pode ser muito bem utilizado em um jogo de corrida, por exemplo. O DualSense consegue ficar mais “liso” com o carro no asfalto, ou vibrar de forma mais intensa para simular buracos e terrenos off-road.
Mesmo o posicionamento do feedback háptico pode ser minuciosamente calibrado para enriquecer a experiência. A vibração do controle PS5 pode ficar mais intensa de um dos lados, se você passar perto de uma máquina ou motor ligado.
Alto-falantes no controle PS5
Desde o DualShock 4, a Sony deu um jeito de acoplar alto-falantes em seus controles. O controle PS5 segue por esse caminho, e o som realmente pode fazer a diferença, se bem utilizado.
Pode ser algo bem sutil. Em Sifu, por exemplo, quando você se aproxima de uma lixeira, o controle vibra e passa a zumbir levemente, para dar a entender que há moscas ali.
Em outros casos, o alto-falante do controle funciona como um walkie-talkie: você ouve personagens falando por ali, enquanto a fala do seu personagem sai pelo televisor.
Quando os sons do controle são utilizados em conjunto com os mecanismos de vibração, criam-se experiências que podem ser mais imersivas e enriquecer a experiência do jogador.
Ah, e vale ressaltar que o controle PS5 também tem um microfone integrado. Deste modo, você pode jogar e conversar online com seus amigos mesmo sem estar utilizando fones de ouvido.
Gatilhos adaptáveis
Finalmente, chegamos a outro recurso muito interessante do controle DualSense. Os gatilhos adaptáveis. Os tradicionais botões L2 e R2 agora apresentam diferentes níveis de resistência, para potencializar a imersão do jogador.
Por exemplo: em um jogo de tiro, os gatilhos do controle PS5 respondem de diferentes maneiras, conforme a arma equipada. O gatilho de uma pistola é mais “leve” que o de uma escopeta.
Em certos casos, o gatilho fica “mais pesado” para passar a sensação de esforço, ao arrastar ou levantar algo pesado. Já em um jogo de corrida, o gatilho torna-se o pedal de acelerador.
Quer algo ainda mais lúdico? Pense em um jogo como Horizon Forbidden West, onde a protagonista usa um arco. O gatilho pode simular a resistência da corda retesada do arco. Já em Deathloop, sua arma emperra ocasionalmente e com isso, o gatilho “trava”.
Novo controle PS5
O DualSense padrão do PS5 já é um controle cheio de recursos. Mas a Sony foi além: recentemente, ela apresentou ao mundo o DualSense Edge, versão aprimorada do controle.
Basicamente, a Sony “copiou” a ideia do controle Elite do rival Xbox. Ou seja, é um controle personalizável, com foco na busca por melhorar sua performance nos jogos.
As alavancas analógicas podem ser substituídas, e todos os botões podem ser remapeados conforme a vontade do jogador. Também é possível criar e salvar perfis, para mudar os padrões de controle conforme o tipo de jogo.
Para completar, o controle ganha dois botões traseiros, que também são customizáveis. Tudo isso oferece mais opções para o jogador, e permite que a jogatina seja personalizada segundo a preferência do jogador.
Em resumo, o controle PS5 é um acessório que realmente enriquece a experiência de jogar no Playstation 5. O feedback háptico e os gatilhos adaptáveis fazem muita diferença, aumentado a imersão do jogador.
Você já jogou com o DualSense? Qual sua opinião sobre o controle PS5?
Com informações: Playstation Blog
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui