Na última quinta-feira, dia 25 de outubro, a Samsung apresentou a nova interface que vai usar em seus smartphones, a One UI 5. Desenvolvida em cima do Android 13, a nova cara dos aparelhos da sul-coreana vem com a promessa de opções para alta personalização do sistema, que alguns afirmarão ser copias da Apple. Mas será mesmo?
Nova interface da Samsung estará disponível para testes em breve
O Android é um sistema operacional (OS) mobile desenvolvido pelo Google, mas que permite que as fabricantes o personalizem como bem entenderem, adicionando seus próprios recursos.
Isso faz com que escolher um smartphone Android seja uma tarefa bem mais complicada, já que a experiência que você vai ter com cada celular vai ser completamente diferente, mesmo quando eles têm o mesmo hardware e sistema operacional.
No caso da Samsung, a interface dela é o One UI, que agora vai ter a sua próxima grande versão, o One UI 5, indo para a sua fase de testes “nas próximas semanas”. A empresa não deu nenhuma data específica.
Herdando as novidades do Android 13, a nova interface virá com mais opções de cores dinâmicas, retiradas diretamente do papel de parede utilizado e incorporadas no tema do aparelho. Outra novidade importante é a opção de configurar individualmente o idioma dos aplicativos, independente do idioma usado no celular.
One UI 5 ou iOS 16? Não tá muito parecido, não?
Tirando os recursos próprios do Android, a Samsung decidiu mexer um pouco nas coisas e dar seu toque todo especial, com recursos estranhamente familiares, para os usuários de iPhones.
O primeiro deles sendo a nova tela de bloqueio personalizável. Ao pressionar na tela de bloqueio por um longo tempo, as opções de configuração da interface vão aparecer, permitindo que o usuário troque o wallpaper — podendo até usar um vídeo curto — e o mostrador do relógio.
A “Rotinas” também foram atualizadas e agora permitem fazer automações em mais situações, mas o que chamou a atenção mesmo foi um novo recurso chamado “modos”.
A função foi pensada, ou copiada, para se adaptar às necessidades do usuário, acabando com distrações em certas atividades, como caminhadas, por exemplo: parece muito com o “Modo Foco” do iPhone, mas pode ser só impressão minha.
Os dois recursos mencionados são claramente baseados no modo como o iOS 16 funciona, só faltou um “Dynamic Island” para completar o pacote. Mas a empresa também está trazendo novidades interessantes que parecem não ser uma cópia do produto de ninguém em particular.
Outras novidades
Substituindo os Smart Widgets, apresentados na One UI 4, a One UI 5 está trazendo os Stacked Widgets, que ainda vão funcionar de forma parecida. A função permitirá que widgets de tamanhos parecidos possam ser colocados em um único lugar. Para acessar os diferentes widgets basta usar um gesto.
A Bixby, a assistente virtual da Samsung, também está ganhando uma função bem inovadora, que não deve demorar muito para que outras empresas copiem.
Ela servirá como intermediadora de chamadas de voz, falando tudo que você digitar para que a pessoa do outro lado da linha possa escutar e transformando toda a fala da outra pessoa em texto, para que o usuário possa ler.
Esse pode ser um recurso bem útil, principalmente em situações onde uma das pessoas na chamada esteja em um lugar onde não dá para conversar, como em uma reunião, por exemplo.
O One UI 5 deve ser lançado oficialmente entre o final de outubro e meados de novembro, chegando primeiro para os smartphones da linha Galaxy S22. Ainda não se sabe quando os outros aparelhos vão receber a atualização.
Para ver a lista com todos os aparelhos que vão receber a One UI 5 basta acessar esse link!
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui