Recente foi anunciado que CryptoPunks foi comprado pela Yuga Labs, empresa responsável pela Bored Ape Yacht Club (BAYC), uma das maiores coleções NFT do mundo. Além dos direitos de propriedade intelectual, a empresa também adquiriu os direitos sobre o Meebits, da Larva Labs.
NFTs são tokens não-fungíveis na blockchain, usados para demonstrar a propriedade de itens digitais dos mais variados tipos e formatos. Só no ano passado, esse mercado movimentou mais de US$ 23 bilhões, segundo dados do DappRadar.
Parte dessa explosão aconteceu justamente devido a projetos como Bored Apes e CryptoPunks, que hoje possuem preço mínimo de entrada de aproximadamente 73 ETH, ou R$957690, em conversão.
CryptoPunks foi comprado pela Yuga Labs e a primeira medida da empresa já está sendo tomada
Assim como a empresa fez com sua própria coleção, ela já liberou licença comercia completa aos donos de NFTs de CryptoPunks e Meebits. Isso quer dizer que eles poderão capitalizar em cima da imagens possuídas, assim como fazem os donos de itens da coleção BAYC. O anúncio foi feito no Twitter da Yuga Labs:
Some big news to share today: Yuga has acquired the CryptoPunks and Meebits collections from @LarvaLabs, and the first thing we’re doing is giving full commercial rights to the NFT holders. Just like we did for BAYC and MAYC owners. pic.twitter.com/lAIKKvoEDj
— Yuga Labs (@yugalabs) March 11, 2022
“Algumas grandes notícias para compartilhar hoje: Yuga adquiriu as coleções CryptoPunks e Meebits de @LarvaLabs, e a primeira coisa que estamos fazendo é dar direitos comerciais totais aos detentores de NFT. Assim como fizemos para os proprietários de BAYC e MAYC.”
Nova gerência, novos planos
A Yuga Labs já começou fazendo algo que antiga dona do CryptoPunks, a Larva Labs, relutava em fazer: conceder licença comercial aos holders de NFTS. Inclusive, a postura da Larva Labs foi um ponto que gerou bastante controvérsia no projeto, chegando até a fazer grandes investidores abandonarem o CryptoPunks.
A empresa disse não ter pressa para trabalhar em mudanças. Ao que parece, ela vai apenas liberar a IP do projeto, por enquanto, e depois ver o que as pessoas farão com as novas oportunidades.
“Não estamos com pressa de fazer nada além de dar às pessoas seu IP, veja o que eles constroem e ouça”, disseram os cofundadores pseudônimos da Yuga Labs.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui