Cuidado com o seu e-mail! Ele está suscetível a muitas ameaças; conheça os mais comuns
Apesar de o e-mail parecer ter um uso banal para algumas pessoas, ele também é um forte alvo de ciberataques.
Pode parecer algo banal, mas seu e-mail também está suscetível a ameaças de segurança. Com base em uma pesquisa realizada pela Trend Micro, o cenário apresenta um crescimento exponencial.
Ameaça por todos os lados
O relatório sobre a segurança do e-mail se baseia em dados de produtos que compõem a proteção nativa em conjunto com grandes plataformas, como a Microsoft 365 e o Google Workspace.
Conforme o Techradar, foram identificadas mais de 33,6 milhões de ameaças de e-mail bloqueadas na nuvem em 2021. O número representa um aumento de 101% em relação ao início da pandemia.
No ano passado, o maior aumento foi notado em e-mails com malware não identificados de imediato, 221%. Entre os mais conhecidos, os serviços de segurança de e-mail conseguiram bloquear 3,3 milhões de arquivos maliciosos. Um total de 134% a mais em relação a 2020.
Na hipótese do phishing, 16,5 milhões de ataques foram bloqueados, número que representa um aumento de 138% em comparação ao ano anterior. Os ataques de roubo de credenciais tiveram um aumento de 15% para 6,3 milhões de instâncias.
Ameaça à segurança do e-mail
1. Spam
A ameaça mais comum é o SPAM, associado ao lixo eletrônico, normalmente com fins publicitários ele é enviado em massa para uma grande quantidade de pessoas. O SPAM, além de lotar a caixa de entrada do usuário, pode ser o meio para propagar ataques digitais.
Logo, evite abrir e-mails de remetentes desconhecidos ou com ofertas aparentemente imperdíveis.
2. Phishing
É um dos tipos mais comuns de e-mails maliciosos, ele recorre à persuasão através de informações falsas de modo a induzir a vítima a entregar suas informações sensíveis, pessoais ou de uma da organização.
3. Malwares
O malware é um termo amplo que se refere a softwares maliciosos, como ransomwares, vírus, worms, trojans e spywares. Eles se escondem em anexo ou por links maliciosos.
4. Engenharia social
Esse método recorre à persuasão (com informações extremamente precisas sobre o alvo), o hacker estuda a vítima para depois enganá-la. Ele é bastante utilizado em ataques de phishing contra VIPs (pessoas com cargos e funções importantes).
5. Business e-mail compromise (BEC)
Também conhecido como Fraude do CEO, se enquadra como uma ameaça avançada onde o hacker se passa por um funcionário ou CEO da empresa para enganar os colaboradores e cometer crimes. É muito mais específico, tendo maior atuação contra “elos fracos” dentro de uma empresa.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Métodos de proteção do e-mail
- Confira a procedência dos anexos enviados em um e-mail para identificar se são seguros;
- Evite abrir mensagens de spam desconhecidas;
- Links suspeitos sempre devem ser ignorados, principalmente quando a oferta é excessiva;
- Tenha senhas fortes e seguras;
- Fique em alerta quanto às fraudes praticadas no mercado.
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR e Bit Magazine, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças e tecnologia.