O aquecimento global com aumento das temperaturas, em tese, pelas práticas humanas na Terra, é um dos temas mais discutidos nas últimas décadas e estudos recentes mostraram que seus efeitos podem até levar humanidade à extinção. Porém, pode ser por um motivo bem diferente do que você imagina. Pesquisadores analisam como o aquecimento global pode causar uma nova pandemia.
Aquecimento global pode ser responsável por uma nova pandemia
A princípio uma coisa parece não ter nada a ver com a outra, mas a relação entre a mudança climática e o surgimento de uma nova onda de doenças — considere que eu utilizei o termo “doenças”, no plural — é bem profunda, pelo menos é o que mostram uma série de pesquisas feitas recentemente.
Análises genéticas feitas no Lake Hazen, o maior lago de água doce do Ártico no mundo, que fica no Canadá, mostrou um quadro bem preocupante com risco de “infecção por transbordamento”, um fenômeno que ocorre quando um vírus infecta um novo tipo de hospedeiro pela primeira vez.
Os efeitos dessas infecções podem até não representar grandes perigos, mas nos piores casos levariam a uma pandemia, exatamente como a que tivemos agora, ou talvez até pior.
Tudo culpa do aquecimento global
Nesse momento, você deve estar se perguntando o que tudo isso tem a ver com o aquecimento global, e a resposta é simples: tudo. Durante as pesquisas, os cientistas comprovaram a existências de novos vírus e bactérias na água e solo do Hazen, resultado do derretimento de geleiras.
Aparentemente, devido ao aumento da temperatura, o degelo em massa está carregando micróbios inexistentes no nosso meio ambiente, mas que uma vez reanimados podem acabar entrando em contato com os animais locais e se alastrando de maneira catastrófica, podendo afetar os humanos.
Estudo minucioso
Durante a análise, a equipe coletou amostras do terreno por onde corre a água gerada com o derretimento das geleiras, durante o verão do Canadá, e também aproveitaram a oportunidade para retirar amostras profundas de neve no local.
Ao fazer a análise do código genético encontrado nas amostras, examinando a árvore genealógica dos vírus, foi possível identificar que alguns dos microorganismos poderiam se desenvolver em diversas espécies locais, ampliando o risco de um “transbordamento” (quando o vírus infecta um novo tipo de hospedeiro pela primeira vez).
Mesmo assim, os cientistas dizem que, embora haja risco de pandemia, vários fatores precisam estar alinhados para que algo do tipo aconteça. Mas à medida que as mudanças climáticas se intensificam, é possível que essa ameaça aumente, já que mais microorganismos, potencialmente perigosos, podem ressurgir. O doutor na Universidade de Ottawa no Canadá e responsável pela pesquisa, Aris-Brosou, disse:
“A única conclusão que podemos afirmar com confiança é que, à medida que as temperaturas estão subindo, o risco de transbordamento nesse ambiente específico está aumentando” […] “Isso levará a pandemias? Nós absolutamente não sabemos“.
Você pode entender mais sobre o caso lendo a pesquisa na íntegra, encontrada neste link.
Fonte: The Guardian
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui