DART: confira onde e como assistir HOJE a primeira missão de defesa estelar da história
A missão DART foi adiantada e será lançada hoje, confira o horário e em quais canais poderá conferir em primeira mão.
É hoje! O primeiro teste de defesa planetária será realizado pela NASA e veiculado para o mundo todo. Tem interesse em assistir? Confira como aqui no Bit Magazine!
DART: colisão foi adiantada para hoje
A NASA decidiu adiantar a missão DART (Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo) para hoje, 26 de setembro, segunda-feira.
A colisão estava prevista para amanhã, entretanto, a agência decidiu adiantar o processo.
Um briefing será liberado para a imprensa a partir das 19h de hoje (horário de Brasília) e também será televisionado para todo o mundo.
O impacto cinético é esperado oficialmente para às 20:14 (horário de Brasília) e promete vários telespectadores por todo o mundo – já que se trata da primeira missão que irá testar a proteção espacial da humanidade.
Seu resultado e início das análises terão início às 21h (horário de Brasília), exatos 46 minutos após o impacto bem-sucedido do DART, permitindo que especialistas e pesquisadores da missão falem com a imprensa presente.
Toda a divulgação será feita direto do Johns Hopkins Applied Physics Laboratory (John Hopkins – Laboratório de Física Aplicada) em Maryland, nos Estados Unidos.
Canais para ver a transmissão ao vivo
Esta é uma das principais missões da NASA no momento – principalmente agora que a missão Artemis I está enfrentando vários problemas.
Esta é a primeira vez na história da humanidade em que será realizada uma missão para testar a defesa planetária contra potenciais perigos contra cometas e asteroides espalhados pela galáxia.
O teste visa demonstrar que uma nave pode navegar até um asteroide e colidir intencionalmente para que a rota do objeto seja alterada.
Além disso, esse é um momento único para cientistas que estudam rochas estelares e o que elas reservam.
Terik Daly, vice-cientista de instrumentos do DART disse ao site Space.com:
“Dimorphos é pequeno o suficiente para não ter sido estudado separadamente de Didymos em grandes detalhes. Sabemos que é um corpo separado, mas sabemos muito pouco sobre a forma. Não sabemos se Dimorphos é alongado ou esférico; não sabemos se é uma única rocha ou uma pilha de pedregulhos.”
Então, graças à missão DART, Dimorphos se tornará um dos asteroides mais profundamente estudados do universo.
Veja a transmissão ao vivo pelo site da NASA, pelo YouTube, pelo Facebook e também pelo Twitter.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui