Trabalha com edição de vídeo e está pensando em comprar um novo iPad Pro com o chip M2 para trabalhar? O dispositivo estará recebendo um dos melhores editores não-lineares (NLE) de vídeo da atualidade, o DaVinci Resolve, da Blackmagic, nas suas versões grátis e pagas. Isso quer dizer que donos dos aparelhos agora terão mais uma opção poderosa de software de criação a sua disposição.
Conheça o DaVinci Resolve
O DaVinci Resolve é um dos melhores NLEs (editor de vídeo não linear) do mercado, conhecido principalmente por suas ferramentas de color grading utilizadas profissionalmente na indústria do cinema.
Nos últimos anos, a ferramenta, que era apenas usada para ajuste de cores, tem ganhado diversas funções e hoje compete com softwares já bem estabelecidos no mercado, como o Premiere Pro, da Adobe.
Um dos seus principais atrativos é o modelo de negócios. Diferente do software da Adobe, o DaVinci Resolve está disponível em duas versões: uma completamente gratuita com algumas limitações e uma com pagamento único de US$ 295 (cerca de R$1,55 mil) para desktop.
É importante mencionar que pessoas que compram certos equipamentos da Blackmagic ganham uma chave gratuita do programa inclusa. A Blackmagic é uma das empresas líderes de mercado no segmento da produção de vídeo. Suas câmeras estão entre as melhores câmeras do mundo, utilizadas em produções milionárias.
Editor de vídeos da Blackmagic chega no iPad
Agora, já amplamente conhecido pelos usuários de Mac — mas também funciona nos sistemas operacionais (OS) Windows e Linux —, o editor de vídeo finalmente está chegando para os iPads, dando mais uma opção para criadores de conteúdo no ecossistema da Apple.
Vale lembrar que ambas as versões do software, paga e gratuita, estarão disponíveis. No desktop a maior diferença entre elas é o suporte a utilização da GPU durante as edições, que torna o processo bem mais tranquilo, já que a carga não fica apenas no processador.
A empresa anunciou a novidade na sua página do Twitter:
Introducing DaVinci Resolve for iPad! Get professional Hollywood quality editing and color correction tools, as well as Blackmagic Cloud multi user collaboration, Dropbox media syncing, Blackmagic RAW, H.264, H.265 and ProRes, and more! Available in Q4. pic.twitter.com/Hv7QjfaSUg
— Blackmagic Design (@Blackmagic_News) October 20, 2022
“Apresentando o DaVinci Resolve para iPad! Obtenha ferramentas profissionais de edição e correção de cores com qualidade de Hollywood, bem como colaboração multiusuário Blackmagic Cloud, sincronização de mídia Dropbox, Blackmagic RAW, H.264, H.265 e ProRes e muito mais! Disponível no quarto trimestre.”
Quais as vantagens de ter o programa no iPad?
A Apple já tinha comentado a novidade na terça-feira, dia 18 de outubro, mas com poucas informações. Agora, o anúncio da Blackmagic traz muito mais detalhes.
A primeira delas é que o aplicativo foi otimizado para as tecnologias MultiTouch e Apple Pencil e pode trabalhar com os mesmos arquivos que a versão para desktop. Na teoria, os usuários poderiam facilmente editar o mesmo vídeo em qualquer dispositivo que tenha o programa instalado.
Esse recurso fica ainda melhor ao utilizar o Blackmagic Cloud, permitindo fazer a conexão remota às unidades do iCloud ou drives USB-C. Assim seus arquivos sempre estarão nos seus dispositivos, independente de onde você esteja.
A versão para iPad também é compatível com os formatos H.264, H.265, Apple ProRes e Blackmagic RAW, alguns dos principais para edição de vídeo.
Otimizado para o chip M2, a empresa também garante um ótimo desempenho em renderizações Ultra HD no novo iPad Pro, infelizmente nenhum detalhe foi dado sobre os iPads mais antigos, principalmente os que não possuem chips da série M.
Como informado no tweet, o programa deve chegar em algum momento entre agora e dezembro.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui