Para garantir uma maior democratização no mundo dos jogos e que mais pessoas tenham espaço no que acontece por trás dele, o Xbox anunciou oficialmente o Project Amplify, ou “Projeto Amplificar”, em tradução livre para o português, visando a inclusão na indústria gamer.
Um mercado com muito espaço para diversidade
A representatividade negra no mundo dos jogos, quando se fala da indústria por trás deles, ainda não é das maiores.
Na verdade, segundo uma pesquisa recente feita pelas HBCUs — instituições de ensino superior nos Estados Unidos que foram estabelecidas antes da Lei dos Direitos Civis de 1964 com a intenção de servir principalmente à comunidade afro-americana — a pedido da Microsoft, revelou que uma maioria esmagadora dos jovens nessas instituições sonha com uma carreira na indústria dos videogames.
Dos entrevistados que responderam querer fazer parte da indústria, 34% comentaram querer exercer funções ligadas ao gerenciamento de projetos, 24% queriam funções relacionadas a engenharia de jogos e 18% mostraram interesse em participar da área de programação e desenvolvimento.
Esses números podem ser colocados em contraste com a dura realidade de que apenas 2% dos trabalhadores da indústria são negros. Isso segundo dados relatados em uma pesquisa mostrada pelo site de notícias Fortune, em março do ano passado.
Mesmo assim, a situação mostra um desalinhamento brutal entre o interesse de jovens afrodescendentes e oportunidades para fazer parte do mercado pelo qual se interessam.
Xbox lança o Project Amplify
Para ajudar a reverter esse quadro, o Xbox está fazendo uma parceria com seus próprios funcionários em um projeto para aumentar a exposição na comunidade negra e inspirar, educar e motivar jovens norte-americanos a se envolver com a indústria de jogos.
O Project Amplify consiste em uma série de vídeos onde 14 funcionários negros da empresa serão mostrados compartilhando conselhos e dicas referentes a seus papéis dentro da empresa, incluindo seu tempo na indústria e como fizeram para chegar onde estão.
Os primeiros detalhes sobre o projeto, incluído um vídeo introdutório, foram compartilhados no blog do Xbox pelos co-líderes do Black Communities at Xbox, Q Muhaimin e James Lewis.
No vídeo acima é possível conferir as diferentes pessoas que fazem parte do projeto, cada um com sua história única e campo de atuação.
Segundo a empresa, os depoimentos foram montados para serem o mais diversificados, assim a juventude negra pode ter uma melhor ideia dos diferentes papéis na indústria dos videogames e como é possível fazer parte dela.
Para ajudar os interessados a iniciar seus estudos na área, o Xbox deixou, no final da postagem, uma variedade de materiais gratuitos e no canal do YouTube ID@Xbox é possível conferir todos os depoimentos do projeto.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui