De olho no riquinho: Casa Branca quer revisão de segurança nas empresas de Elon Musk; confira

Parece que a Casa Branca está com um pé sobre os empreendimentos de Elon Musk e, de novo, isso esbarra na compra do Twitter.

O governo dos EUA está considerando submeter um dos novos empreendimentos de Elon Musk a uma revisão da segurança nacional –  incluindo a nova proposta do empresário de compra pelo Twitter.

publicidade
Elon Musk e Twitter

Elon Musk! Conseguiu o que queria com o Twitter – Imagem: Reprodução/Pixabay

Preocupação dos EUA com investidores não estadunidenses

Em uma publicação da Bloomberg, foi divulgado que funcionários da Casa Branca estão preocupados com os planos de Elon Musk de comprar o Twitter por conta do acordo que é parcialmente financiado por investidores não estadunidenses.

Além disso, o governo estaria avaliando as investidas de Musk após ameaçar encerrar o serviço da Starlink na Ucrânia e também depois de tuítes do empresário contendo propostas para o conflito com a Rússia – algumas até favoráveis ao regime de Vladimir Putin.

O relatório feito pelas autoridades da Casa Branca trazem pontos como investidores estrangeiros como, o investidor da Arábia Saudita príncipe “Alwaleed bin Talal Al Saud; Qatar Holding, que faz parte da Qatar Investment Authority; e Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo, cuja holding está registrada nas Ilhas Cayman.”

publicidade

Entretanto, o governo se negou a falar sobre uma revisão do protocolo de segurança  e a porta-voz da segurança nacional, Adrienne Watson, disse:

“Não sabemos de nenhuma dessas discussões”.

O empresário está trabalhando para concluir a compra do Twitter por US$ 44 bilhões antes do prazo proposto, o qual é 28 de outubro. Caso não se concretize, Musk pode enfrentar (outra vez) ação legal para que o acordo seja fechado.

Investigação pode ocorrer contra Musk

Os empreendimentos de Musk podem ser investigados pelo Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS), fazendo com que o negócio seja revisado ou até suspenso pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.

Em tuíte feito por um internauta, afirmou-se que “seria histérico se o governo impedisse Elon de pagar demais pelo Twitter”. Musk respondeu com um emoji ‘rindo’.

Ainda não foi esclarecido se a Starlink (parte da SpaceX) também será examinada pelo Comitê.

Musk afirmou que continuará fornecendo os serviços para a Ucrânia (fez isso um dia após dizer que não poderia continuar financiando o projeto). A Starlink se tornou um importante meio de comunicação para os soldados ucranianos com seus 3 mil satélites.

Segundo o empresário, existem 25 mil terminais da Starlink na Ucrânia

O Tesouro dos EUA disse:

“O CFIUS está comprometido em tomar todas as ações necessárias dentro de sua autoridade para proteger a segurança nacional dos EUA. Consistente com a lei e a prática, o CFIUS não comenta publicamente as transações que pode ou não estar revisando.”

Lembrando que a demora para o fechamento do contrato com o Twitter pode levar a uma nova etapa de judicialização.

Com informações: The Guardian.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza