De olho no riquinho: Casa Branca quer revisão de segurança nas empresas de Elon Musk; confira
Parece que a Casa Branca está com um pé sobre os empreendimentos de Elon Musk e, de novo, isso esbarra na compra do Twitter.
O governo dos EUA está considerando submeter um dos novos empreendimentos de Elon Musk a uma revisão da segurança nacional – incluindo a nova proposta do empresário de compra pelo Twitter.
Preocupação dos EUA com investidores não estadunidenses
Em uma publicação da Bloomberg, foi divulgado que funcionários da Casa Branca estão preocupados com os planos de Elon Musk de comprar o Twitter por conta do acordo que é parcialmente financiado por investidores não estadunidenses.
Além disso, o governo estaria avaliando as investidas de Musk após ameaçar encerrar o serviço da Starlink na Ucrânia e também depois de tuítes do empresário contendo propostas para o conflito com a Rússia – algumas até favoráveis ao regime de Vladimir Putin.
O relatório feito pelas autoridades da Casa Branca trazem pontos como investidores estrangeiros como, o investidor da Arábia Saudita príncipe “Alwaleed bin Talal Al Saud; Qatar Holding, que faz parte da Qatar Investment Authority; e Binance, a maior exchange de criptomoedas do mundo, cuja holding está registrada nas Ilhas Cayman.”
Entretanto, o governo se negou a falar sobre uma revisão do protocolo de segurança e a porta-voz da segurança nacional, Adrienne Watson, disse:
“Não sabemos de nenhuma dessas discussões”.
O empresário está trabalhando para concluir a compra do Twitter por US$ 44 bilhões antes do prazo proposto, o qual é 28 de outubro. Caso não se concretize, Musk pode enfrentar (outra vez) ação legal para que o acordo seja fechado.
Investigação pode ocorrer contra Musk
Os empreendimentos de Musk podem ser investigados pelo Comitê de Investimento Estrangeiro nos Estados Unidos (CFIUS), fazendo com que o negócio seja revisado ou até suspenso pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden.
Em tuíte feito por um internauta, afirmou-se que “seria histérico se o governo impedisse Elon de pagar demais pelo Twitter”. Musk respondeu com um emoji ‘rindo’.
💯🤣
— Elon Musk (@elonmusk) October 21, 2022
Ainda não foi esclarecido se a Starlink (parte da SpaceX) também será examinada pelo Comitê.
Musk afirmou que continuará fornecendo os serviços para a Ucrânia (fez isso um dia após dizer que não poderia continuar financiando o projeto). A Starlink se tornou um importante meio de comunicação para os soldados ucranianos com seus 3 mil satélites.
Segundo o empresário, existem 25 mil terminais da Starlink na Ucrânia
O Tesouro dos EUA disse:
“O CFIUS está comprometido em tomar todas as ações necessárias dentro de sua autoridade para proteger a segurança nacional dos EUA. Consistente com a lei e a prática, o CFIUS não comenta publicamente as transações que pode ou não estar revisando.”
Lembrando que a demora para o fechamento do contrato com o Twitter pode levar a uma nova etapa de judicialização.
Com informações: The Guardian.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui