De quem é a culpa dos bugs de Cyberpunk 2077? A desenvolvedora tenta se esquivar dos problemas
Vazamento de relatórios levanta rumores de que a culpa dos bugs em Cyberpunk 2077 pode não ter sido totalmente culpa da CD Projekt!
Mesmo tendo sido um dos jogos mais aguardados dos últimos tempos, Cyberpunk 2077 fez fama mesmo por outro motivo, a quantidade de problemas que o jogo apresentou no seu lançamento.
O acontecimento deixou os fãs do jogo enfurecidos com a CD Projekt Red na época, mas agora, rumores indicam que a culpa dos bugs em Cyberpunk 2077 pode não ter sido totalmente da empresa.
Que o resultado do jogo em seu lançamento foi uma porcaria, ninguém pode negar. Encontrar bugs em jogos recém-lançados é algo comum, mas a quantidade de bugs em Cyberpunk 2077 estava em outro patamar. Os problemas eram tantos que patches com vários GB foram introduzidos só para tentar deixá-lo “jogável”.
O problema foi “suavizado” após muitos downloads de correções na versão de PC (mais fácil de inserir atualizações), agora nos consoles, principalmente no Xbox One, o jogo continua uma “draga”.
Rumores indicam que a culpa dos bugs em Cyberpunk 2077 pode ter sido de outra empresa
Obviamente, o resultado de um jogo é de responsabilidade de sua desenvolvedora e produtora, que no caso do Cyberpunk 2077 é a CD Projekt Red. E se a responsável pelo jogo, na verdade, tiver sido enganada?
A primeira a falar sobre o tema foi a Forbes, o vazamento de documentos de um funcionário da Quantic Labs, a empresa que foi responsável pelo controle externo de qualidade do jogo, daria indícios de que, na verdade, a CD Projekt Red foi enganada sobre o estado de acabamento do projeto, o que levou a um lançamento prematuro.
A empresa “terceirizada” teria deixado de reportar bugs importantes para a desenvolvedora, enviando relatórios desleixados, listando apenas bugs facilmente encontrados, facilitando seu processo. A empresa tinha uma quota diária de bugs que deveriam ser reportados.
Devido a essas ações, a desenvolvedora passou grande parte do seu tempo focando em problemas triviais do jogo. Como resultado, o jogo estava basicamente “injogável” quando foi ao mercado, e a CD Projekt Red passou mais de um ano tentando resolver esses problemas. Além de sua imagem no mercado ter sido manchada.
Quantic Labs também mentiu sobre equipe
A Quantic Labs já é conhecida por trabalhar com grandes produtoras, incluindo empresas como a Ubisoft, e se aproveitando do seu nome, a empresa teria prometido uma equipe de cerca de 75 profissionais experientes para trabalhar nos testes de Cyberpunk 2077.
Mesmo assim, as fontes indicam que a maioria das pessoas que trabalharam no projeto não tinham nem um ano de experiência na área. A quantidade de trabalhadores no projeto era bem menor do que o prometido, um número que variava de cerca de 30 a 60 pessoas.
É claro que nada disso tira a responsabilidade da CD Projekt Red. Como desenvolvedora e publisher do jogo, a responsabilidade por revisar o “serviço” feito pela outra empresa era o mínimo para não entregar um produto com a qualidade tosca, como aconteceu com Cyberpunk 2077.
Agora o que resta é esperar que isso sirva de lição para que outras empresas não cometam os mesmos erros!
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Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.