Outra semana, outro escândalo envolvendo Elon Musk e sua recém-adquirida rede social, o Twitter. Para a tristeza de alguns e alegria de outros, o que era temido aconteceu, Musk restaurou a conta banida de Donald Trump neste último fim de semana.
Musk restaurou conta banida de Trump
Acusado de incentivar a violência na rede social usando seu perfil, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, teve sua conta banida “permanentemente” em janeiro de 2021.
“Após uma análise detalhada dos tuítes recentes da conta @realDonaldTrump e do contexto em torno deles — especificamente sobre como eles estão sendo recebidos e interpretados dentro e fora do Twitter —, suspendemos permanentemente a conta devido ao risco de mais incitação à violência”, afirmou a empresa, ao se justificar.
Para várias pessoas, esse foi um marco para a plataforma, em sua luta contra o discurso de ódio e desinformação, mas nem todo mundo viu dessa maneira.
Em maio de 2022, Elon Musk, na época ainda em negociações para comprar a rede social, afirmou que o banimento de Trump nada mais fazia do que alienar uma parte do país. Ele chegou até a afirma que “reverteria o permaban”.
Agora, com o poder da canetada em mãos, o empresário decidiu deixar que os próprios usuários do Twitter decidissem o futuro da conta do ex-presidente. Elon Musk publicou uma enquete em sua conta do Twitter na última semana com o título “Restabelecer o ex-presidente Trump”. A enquete então dava duas opções para as pessoas que quisessem contribuir: votar “Yes” (a favor da restauração da conta) ou “No” (contra a volta de Trump).
Reinstate former President Trump
— Elon Musk (@elonmusk) November 19, 2022
A voz do povo, a voz de Deus
Segundo o bilionário, mais de 134 milhões de contas visualizaram a enquete, mas apenas pouco mais de 15 milhões delas votaram, o equivalente a 11% dos seus seguidores. No final, a votação terminou com 51,8% dos votos positivos para o desbanimento do ex-presidente norte-americano.
Musk então compartilhou outro tweet afirmando que o perfil de Trump seria colocado de volta na plataforma. No novo post ele comentou “O povo falou. Trump será restabelecido”, terminando com a frase “Vox Populi, Vox Dei“, que significa algo como “a voz do povo, a voz de Deus” em latim.
The people have spoken.
Trump will be reinstated.
Vox Populi, Vox Dei. https://t.co/jmkhFuyfkv
— Elon Musk (@elonmusk) November 20, 2022
A conta @realDonaldTrump está novamente ativa no Twitter, incluindo as suas postagens antigas, e até um selo de verificação (rs), mas curiosamente, ainda não há nenhuma postagem nova por parte do ex-presidente.
Vários de seus seguidores já até comentaram na sua publicação mais recente antes do banimento (8 de janeiro de 2021), mas também não há nenhuma resposta por parte dele.
Embora tenha recebido sua conta de volta, ainda não se sabe se Trump pretende voltar para o Twitter. No passado ele já havia dito que nunca mais voltaria a plataforma, mesmo se tivesse a conta desbloqueada. Além disso, Trump agora tem sua própria rede social para cuidar, a Truth, que aparentemente vem se saindo muito bem.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui