Depois de mais de seis meses na Estação Espacial Internacional (ISS), cosmonautas russos retornaram a Terra nesta semana.
Cosmonautas russos ficaram mais de seis meses longe de casa
Oleg Artemyev, Denis Matveev e Sergey Korsakov são os nomes dos três cosmonautas (como se chamam os astronautas russos) que ficaram 195 dias na Estação Espacial Internacional. Todos fazem parte da corporação espacial federal russa chamada Roscosmos.
O pouso assistido foi realizado no Cazaquistão e os astronautas fizeram o procedimento com paraquedas próximo à cidade de Dzhezkazgan. Foi a primeira vez em mais de 20 anos com uma tripulação completamente russa.
Várias equipes de resgate estavam esperando para o ajudar na saída da tripulação da nave Soyuz MS-21 por conta do reajuste da força gravitacional.
Informes trouxeram que os três astronautas estavam bem-humorados enquanto estavam respirando pela primeira vez o ar fresco da Terra, depois de 195 dias na Estação Espacial Internacional.
O astronauta Oleg Artemyev disse:
“Excelente, nos sentimos excelentes”.
Samantha Cristoforetti líder da Agência Espacial Europeia (ESA) também complementou sobre Artemyev:
“Acho que você realmente nos ajudou a crescer juntos, não apenas como membros da tripulação e companheiros de tripulação, mas também como uma grande família espacial”.
Cristoforetti é a primeira mulher a liderar a ESA na história e diz sentir muita honra em ser a pessoa no cargo.
Novas descobertas sobre o espaço
A passagem dos cosmonautas russos foram marcadas por alguns destaques. Como a série de caminhadas espaciais (foram cinco) dedicadas para configurar a equipar um novo braço robótico europeu para uso no segmento russo da estação.
Com um total de 26 horas e 7 minutos registradas nas quatro primeiras saídas, a quinta se diferenciou e teve 7 horas e 5 minutos (a mais longa de todas).
Outro ponto foi que os russos instalaram uma impressora 3D construída pela empresa Energia Space Rocket Corporation, dos Estados Unidos.
Artemyev é um dos cosmonautas mais experientes com 51 anos, com currículo de 561 dias na órbita baixa da Terra. Já os outros dois, Matveev, 39, e Korsakov, 38, fizeram os primeiros voos espaciais.
Os três tripulantes são graduados na Bauman Moscow State Technical University. Lembrando que o primeiro ser humano a ir ao espaço foi um russo, Yuri Gagarin. A missão foi realizada em 1961, a bordo da espaçonave Vostok.
Momento onde Gagarin disse a icônica frase: “A Terra é azul”.
A Soyuz MS-21, espaçonave que levou os astronautas, viajou cerca de 124 milhões de km enquanto completava as 2960 órbitas da Terra.
Com informação: Space.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui