Deixa de malandragem: Amazon muda política de devolução de e-books para os leitores, confira
Em nova mudança feita pela política de devolução de e-books pela Amazon, autores comemoram vitória, confira o que muda.
Após algumas discussões com autores (em especial autores dos Estados Unidos), a Amazon decidiu tomar uma atitude importante que muda a forma de devolução de títulos.
Amazon determina bloqueio automático de livros digitais
Após discussões com autores, em especial com o grupo The Authors Guild, a Amazon fez um acordo de bloquear automaticamente livros digitais com mais de 10% de leitura.
Esta discussão vem de anos, já que muitos autores reclamavam de que os leitores poderiam devolver e-books a qualquer momento, desde que dentro de sete dias após a compra e não importando o quanto tenha sido lido.
Ou seja, mesmo que tenha lido um livro todo em menos de uma semana, seria possível fazer a devolução e isso significaria uma perda dos lucros já ganhos pelos autores.
Entretanto, a nova política adotada pela empresa começará a bloquear devoluções automáticas após mais de 10% de leitura, porém, mesmo assim, será revisado por um representante para garantir que o retorno é genuíno.
Segundo o Authors Guild, o objetivo é que os escritores não sejam tão prejudicados pela devolução e impeça que leitores tornem a biblioteca virtual como “substituta”.
Segundo a NPR, a política de devolução como estava resultou até em saldos negativos para autores por conta de clientes que devolvem os e-books.
A nova política tem previsão para entrar em vigor antes do fim do ano.
Mais de 10 anos de discussão para a mudança
São mais de 10 anos em que os autores estão tentando novas conversas para alterar a política de devolução da Amazon que finalmente está para mudar.
A Society of Authors no Reino Unido também participou das discussões e vários autores agradeceram a mudança.
Se você tem um Kindle, saiba que existem algumas possibilidades de manter a sua biblioteca virtual, mas por um preço justo – tanto para você, quanto para o repasse aos escritores.
Prepare-se para as novas mudanças e pesquise melhor sobre o Kindle Unlimited, em que você paga uma assinatura por mês com acesso a diversos títulos tanto em português quanto em outros idiomas.
A assinatura mensal do Unlimited custa R$ 19.90 e traz mais de 700 mil exemplares de vários gêneros literários para você ler e se divertir. Esta é uma das soluções que você pode encontrar para não devolver títulos e também ajudar na propagação da leitura e do incentivo aos escritores.
Além disso, o Kindle foi atualizado, confira as mudanças e repense sua forma de consumo de e-books.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui