Delivery Espacial: NASA se prepara para trazer pedaços de asteroides para a Terra; vai um sedimento aí?
Já pensou em receber uma encomenda do espaço? É para isso que a NASA começou a se preparar! Quer saber mais? Veja os detalhes a seguir!
A NASA não para em sua busca pela inovação, e agora ela está se preparando para receber uma encomenda espacial. Contudo, a missão é meticulosa, e precisará da atenção dos pesquisadores envolvidos nos próximos meses. A OSIRIS-REx está no espaço desde 2016 e, se tudo der certo, vai colaborar demais com o nosso avanço.
Conheça a OSIRIS-REx: missão de coleta da NASA
A missão OSIRIS-REx (Origins, Spectral Interpretation, Resource Identification, Security-Regolith Explorer), está se aproximando do final. De modo que há cerca de um mês, a nave manobrou para corrigir a rota, garantindo que a “encomenda” não vá para um planeta vizinho.
Por que a NASA está com os olhos voltados para os Asteroides? É importante ressaltar que eles são compostos de materiais que podem ser do início do sistema solar ou mais antigos. Desse modo, os cientistas acreditam que podem aprender mais sobre a origem do cosmos.
Em caso de sucesso ainda maior, é possível que os pesquisadores entendam de maneira melhor como a vida surgiu. Entretanto, teremos que esperar ainda mais 11 meses para a cápsula chegar à Terra. Assim, vamos torcer para que a OSIRIS-REx retorne no dia 24 de setembro de 2023, trazendo também poeira e as rochas espaciais.
Cuidado! Tudo meticulosamente calculado
Aterrissar na Terra não é uma tarefa fácil, agora imagine ter que fazer isso pensando em preservar poeira e fragmentos de pedras? Por isso, a equipe está pronta para dar ainda mais atenção na missão que completou 6 anos no espaço, em setembro.
Até a nave chegar aqui, estas correções de cursos serão essenciais, de modo que um passo errado pode comprometer todo o progresso de anos. Segundo o vice-gerente de projeto da OSIRIS-REx, no Goddard Space Flight Center da NASA, em Maryland, Mike Moreau:
“Se a cápsula for muito inclinada, ela sairá da atmosfera. Em um ângulo muito baixo, ele queimará na atmosfera da Terra.”
Enquanto a OSIRIS-REx não chega, a NASA já está com tudo pronto especialmente para recebê-la com os materiais coletados. Assim, ela chegará na superfície da Terra, por meio de paraquedas com um pouso de precisão guiado.
Após o contato, a cápsula será levada para um laboratório de curadoria recém-construído no Johnson Space Center, em Houston.
Tudo neste laboratório é feito para garantir que os materiais permaneçam o mais fiel possível, do modo que chegaram na Terra. Entretanto, mesmo antes de seu retorno, a OSIRIS-REx já forneceu dados importantes para a NASA. Entre eles, informações necessárias para calcular a rota do asteroide que pode acabar com a vida na Terra em 2300.
Fonte: Space
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui