Um novo desafio do TikTok, conhecido como “Corpo Invisível” viralizou nos últimos dias. Entretanto, alguns hackers estão aproveitando o desafio para instalar um malware que está se espalhando em milhares de dispositivos. A partir da invasão, os criminosos podem roubar contas do Discord, senhas e até carteiras de criptomoedas.
Cuidado com este desafio do TikTok!
Os desafios do TikTok estão cada vez mais surpreendentes, e dessa vez, vieram com uma nova tendência. Agora, os usuários estão sendo encorajados a se filmarem nus enquanto usam o filtro “Invisible Body”. Na prática, ele remove o corpo do vídeo e o substitui por um fundo embaçado.
Esse desafio levou usuários a postarem vídeos supostamente nus, mas ocultados pelo filtro. Entretanto, sempre tem alguém pronto para fazer o mal e, acredite se quiser, tinham usuários interessados em ver os corpos por trás do novo filtro.
No entanto, a internet é uma grande mesa onde sempre terá alguém sentado que é mais inteligente que você. Desse modo, alguns cibercriminosos estão aproveitando a vontade de alguns “espertinhos” para espalhar um malware terrível!
Os hackers estão distribuindo vídeos por meio do próprio TikTok, espalhando a notícia sobre o que seria uma “desfiltragem”. Ou seja, outro filtro, que ao passar por estes vídeos do Corpo Invisível, por exemplo, mostrariam a pessoa nua de fato.
Como se proteger do novo ataque na rede social
O primeiro passo para se proteger é não querer ver outras pessoas nuas a partir de um meio tão sujo quanto este. A partir disso, você precisa entender que o problema não está no desafio ou no TikTok, ambos são genuínos. O verdadeiro risco é acreditar nesse “desfiltro”, que, na verdade, é um malware.
Conforme destacou o Bleeping Computer, o Malware “WASP Stealer (Discord Token Grabber)”, é a ferramenta principal para este ataque. Como mencionamos antes, com ele os hackers podem roubar dados de cartões, além de senhas e contas do Discord.
Em casos mais devastadores, ele consegue armazenar arquivos do computador e é até capaz de invadir carteiras de criptomoedas. Uma coisa espantosa é que estes vídeos, pouco tempo após lançados, estão ganhando milhões de visualizações.
Para chegar às vítimas, os vídeos instruíam os usuários interessados no novo filtro a entrarem em um grupo do Discord onde seria distribuído o link. Então, se você ver alguma indicação como esta, não aceite a oferta e denuncie o vídeo e usuário.
Com informações: Bleeping Computer
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui