Ícone do site BIT magazine

Vai jogar fora? Saiba como descartar o celular de forma correta!

Descartar celular de forma correta

Equipamentos eletroeletrônicos, como pilhas e lâmpadas, requerem um processo especial para serem reciclados. Confira como descartar seu celular de forma correta!

Fonte: Reprodução / Getty Images

 

Descarte de eletrônicos

Resíduos especiais incluem materiais que exigem um tratamento específico para serem reutilizados, e por isso, não devem ser descartados no lixo comum ou reciclável, mas sim em pontos de coleta apropriados. Essa categoria inclui aparelhos eletrônicos, lâmpadas e pilhas.

A princípio, o chamado e-lixo, ou lixo eletrônico, é o tipo de resíduo doméstico que mais cresce no mundo, de acordo com o último Global E-waste Monitor da ONU.

Anualmente, são geradas mais de 53 milhões de toneladas de resíduos eletroeletrônicos. A previsão é que esse volume alcance 74 milhões de toneladas até 2030, impulsionado pelo aumento contínuo no consumo de dispositivos eletrônicos, que cresce cerca de 4% ao ano.

E é aqui que entra uma questão bastante importante: como descartar o celular de forma correta! Na sequência, a gente te conta!

Quais os tipos de eletrônicos podem ser descartados?

Fonte: Reprodução / Shutterstock

Nessa categoria mencionada, entram diversos dispositivos, como computadores, carregadores, fones de ouvido, liquidificadores, secadores de cabelo, torradeiras, ferros de passar, e claro, os celulares.

Porém, qualquer outro aparelho com circuitos eletrônicos que funcione com bateria ou seja ligado na tomada, e que acaba sendo descartado ao final de sua vida útil, faz parte desta categoria.

De mesmo modo, pilhas e lâmpadas também são classificados como lixo eletrônico, mas por terem características e processos de manuseio específicos, contam com sistemas próprios de coleta e destinação, além de regulamentações diferenciadas.


Como descartar celular de forma correta?

Tá com um smartphone velho e parado em casa? Fique tranquilo, vamos te explicar como descartar o celular de forma correta e sem prejudicar o meio ambiente!

De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), duas entidades são famosas no Brasil: a Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos (Abree) e a Gestora para Resíduos de Equipamentos Eletroeletrônicos Nacional (Green Eletron).

Atualmente, a Abree conta com 3.417 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) para eletrônicos, distribuídos em 1.224 municípios.

Enquanto isso, a Green Eletron opera com 811 PEVs para eletrônicos em 225 municípios e 7.453 para pilhas em 978 cidades.

Esses pontos estão espalhados por locais como parques, escolas, empresas, farmácias, supermercados e prédios públicos.

Fonte: Reprodução / Prefeitura de Santos

Para encontrar o PEV mais próximo, é só acessar os sites da Green Eletron e da Abree, inserir o endereço, selecionar o tipo de produto e conferir as opções disponíveis. Fácil, né?

Agora, no caso de descartar celular de forma correta, saiba que algumas marcas e operadoras como Apple, Samsung, Claro e Vivo também oferecem a coleta e reciclagem desses dispositivos.

Além disso, os municípios possuem seus próprios canais de informação sobre coleta de lixo eletrônico. Por exemplo, moradores de São Paulo podem buscar PEVs da Coopermiti ou consultar o site do programa Recicla Sampa para mais informações.


Por que é importante descartar celular de forma correta?

Quando o lixo eletrônico é descartado de maneira incorreta, ele pode causar sérios danos tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana.

Colocados no lixo comum, os eletrônicos vão parar em aterros sanitários e passam a ser perigosos. Quando expostos a sol e chuva, podem liberar no solo substâncias altamente tóxicas como mercúrio, cádmio, cobre, cromo, entre outros”, explica Alex Pereira, presidente da Coopermiti.

Celulares antigos podem ter peças valiosas

Fonte: Reprodução / Shutterstock

Além de ajudar o meio ambiente, descartar o celular de forma correta pode trazer outros tipos de benefícios. Isso porque os aparelhos, assim como outros eletrônicos, possuem diversos materiais valiosos, incluindo metais preciosos como ouro e prata, que podem ser recuperados.

Em 2019, de acordo com uma pesquisa da Organização das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (Unido), o e-lixo gerado em 13 países da América Latina continha cerca de 7.000 kg de ouro, entre outros metais, totalizando um valor de US$ 1,7 bilhão em matéria-prima.

Viu só como é importante fazer o descarte correto de aparelhos celulares e outros eletrônicos? Por fim, acompanhe nosso canal Bit Ensina para mais dicas e conteúdos como este!

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile