O Dia do Trabalhador 2022, ou Dia do Trabalho, é o tema do Doodle exibido na página inicial do Google no domingo (1º de maio). Hoje, o logotipo tradicional da empresa nos mecanismos de busca foi substituído por uma ilustração de trabalhadores de seis mãos usando ferramentas de diferentes indústrias.
Este ano, a empresa não informou em sua página de Doodles quais artistas foram os responsáveis pelas ilustrações expostas.
Além do Brasil, o Doodle já foi exibido em vários países da Europa e África, bem como na Tailândia e Coreia do Sul na Ásia. A ilustração aparece na versão do mecanismo de pesquisa para telefones e PCs Android e iPhone. Quando clicada, a imagem leva o usuário a uma página de busca por “Dia do Trabalho”.
Desde 2010, o Google comemora o “Dia do Trabalho”, que chama de “Dia do Trabalho” em inglês. Mecânicos, agricultores, pintores, fabricantes de doces, profissionais da construção e educadores podem ser identificados nas ilustrações.
Google Doodle: a história do Dia do Trabalhador
O objetivo da data é celebrar as conquistas dos trabalhadores ao longo da história. No Brasil, o feriado foi instituído em 1925 por decreto do presidente Arthur Bernardes.
Embora seja também um festival que marca a chegada da primavera no hemisfério norte, está ligado à atividade sindical e ao pensamento marxista no final do século XIX.
Tudo começou em 1886, quando trabalhadores de Chicago, nos Estados Unidos, realizaram manifestações nas ruas da cidade, exigindo a redução de suas jornadas diárias das 13h às 8h.
No mesmo dia, os trabalhadores americanos fizeram uma greve geral no país. Esses protestos são conhecidos como Revoltas de Haymarket. De 3 a 4 de maio, manifestantes entraram em confronto com a polícia, resultando em algumas mortes e dezenas de feridos.
A data tornou-se feriado na França em 1919. Nos EUA, o Dia do Trabalho só acontece no início de setembro e tem mais a ver com churrascos.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui