Digitalização é oportunidade para seguradoras personalizarem produtos

Brasileiros aceitariam fornecedor dados pessoais por meio de dispositivos digitais para terem um prêmio de apólice mais baixo, mostra estudo da Capco .

Ter uma apólice de seguros ainda é considerado um luxo no Brasil, mas a digitalização poderá ajudar a fidelizar os clientes atuais e expandir a base de usuários.

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A conclusão é de um estudo da Capco, “O Futuro do Seguro: Personalizado, Digitalizado e Conectado”, e que entrevistou quase 14 mil pessoas no mundo, sendo 1.007 pessoas no Brasil.

Segundo o levantamento, 68% dos entrevistados que já possuem um seguro contratado dizem que esperam melhores serviços online de suas seguradoras.

Além disso, 78% afirmou que espera essa melhoria por meio de aplicativos que deem acesso a todos os produtos financeiros que possuem, como contas bancárias e aposentadorias, e que também ofereçam aconselhamentos personalizados.

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Um outro dado sobre a digitalização é o de que 70% dos que não têm seguro “usariam um aplicativo para ver em um só canal todos os seus produtos financeiros”.

“O mercado de seguros no Brasil está mudando rapidamente com a Covid-19, com as tendências de digitalização e com as mudanças na regulação. Mais do que nunca, as seguradoras devem ficar atentas aos últimos desenvolvimentos do setor”, afirma Luciano Sobral, sócio da Capco no Brasil.

O executivo lembra que a Superintendência de Seguros Privados (Susep) está avançando com o open insurance e reforçando a regulação de segurança cibernética.

“Essas iniciativas representam tanto oportunidades, quanto desafios para os seguradores. Novos produtos e modelos de negócios podem ser criados, aumentando as conveniências para os usuários atuais e contribuindo para a captação de clientes”, completou.

Além da importância da digitalização na estratégia das seguradoras, o estudo também indica que a criação de experiências personalizadas pode ser um fator de sucesso.

De acordo com a pesquisa, dos 78% dos consultados que têm seguro e aceitariam informar seus dados em troca de seguros personalizados premium e produtos, 41% faria isso por meio de “wearables”, ou acessórios como relógios inteligentes.

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