Uma nova estimativa aponta que, até 2026, 25% da população mundial, ou cerca 2 bilhões de pessoas estarão, no metaverso. O levantamento aponta que elas estarão passando pelo menos uma hora diariamente no mundo criado digitalmente – seja para trabalho, fazendo compras, estudando, socializando ou simplesmente se entretendo.
O relatório foi lançado pela Gartner, empresa de pesquisa e consultoria de tecnologia, na segunda-feira (7). O documento concluiu que é necessário que as marcas se antecipem, preparando as infraestruturas que permitirão que as vidas dos usuários sejam replicadas digitalmente em seus mais variados aspectos.
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É necessária uma integração nos serviços do metaverso
Marty Resnick, vice-presidente da Gartner, afirmou haver uma necessidade enorme de colaboração entre as, que serão forçadas, em algum ponto, a fazer colaborações em seus metaversos:
“Desde frequentar salas de aula virtuais até comprar terrenos digitais e construir casas virtuais, essas atividades estão sendo realizadas em ambientes separados”, avalia.
Para ele, cerca de 30% de todas as instituições do mundo irão disponibilizar algum tipo de produtos ou serviços no metaverso até 2026 e que esses produtos e serviços deverão transpor as barreiras do mundo da instituição no qual ele foi criado – pois seus usuários continuam exigindo experiências virtuais, interativas e tridimensionais.
“Eventualmente, eles ocorrerão em um único ambiente — o metaverso — com vários destinos, através de tecnologias e experiências”.
Segundo um relatório feito pela Grayscale, a maior gestora de bitcoins do mundo, em novembro, foi concluído que a avaliação total do mercado global do metaverso pode chegar a US$1 trilhão nos próximos ano – número bem superior aos 42 bilhões estimados pela Strategy Analytics. Esses números ainda podem estar bem abaixo do real, já que a taxa de usuários ativos no metaverso aumentou dez vezes do começo de 2020 até meados de 2021.
2 bilhões de pessoas estarão no metaverso, mas fazendo o quê?
Jawad Ashraf, cofundador e CEO da Terra Virtua, vê nessa pesquisa a confirmação de que o metaverso irá mudar completamente a nossa interação com ambientes virtuais. Na visão de Jawad, ele será um lugar para o qual iremos socializar, trabalhar, participar dos mais diversos eventos, ver shows de música e muito mais.
“Pode ser muito cedo para prever exatamente o que o metaverso se tornará, mas o que sabemos é que ele abrirá experiências completamente novas e melhorará nossas vidas”, disse o CEO da Terra Virtua.
Uma coisa é certa: o metaverso é a porta de entrada para uma nova era e ele nem chegou de vez (mas as possibilidades já são infinitas). As empresas já estão se preparando, em uma corrida frenética, para tirar o máximo de proveito desse novo espaço tão cheio de promessas. Só nos falta agora aguardar e ver no que tudo isso vai dar para nós,como consumidores finais de tudo isso.
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