É guerra! YouTube anuncia novidade que pode derrubar TikTok

Visando crescer o YouTube Shorts e enfrentar o TikTok, a plataforma de streaming libera a reutilização de conteúdos em vídeos curtos

Concorrentes diretos em exibição de vídeos na internet, agora estão mais próximos no campo de batalha. O YouTube libera reutilização de vídeos públicos em guerra contra TikTok, mas a possibilidade é limitada a outra ferramenta da gigante do streaming.

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YouTube toma medida drástica para vencer TikTok (Imagem: NordWood Themes on Unsplash)

Conflito entre YouTube e TikTok ganha reforço com a reutilização de vídeos

Não é um “liberou” geral. O YouTube passou a permitir a reutilização apenas em sua versão “TikTok”, chamada YouTube Shorts.

A funcionalidade é bem parecida com o Stitch que foi lançado pelo TikTok, permitindo a reutilização de pequenos conteúdos em postagens de outro perfil.

Segundo o TechCrunch, o recurso é uma expansão da função “remix”, já encontrada no YouTube Shorts, que permitia aos criadores experimentara fusão de áudio de outros vídeos em suas próprias postagens do Shorts.

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Medida do YouTube pode não agradar todos os criadores de conteúdo

Parece que essa é uma forte tendência. Os vídeos publicados no YouTube, com objetivo de serem monetizados, assumem o caráter público da plataforma.

Como a medida para “remix” está liberada para todos os vídeos públicos da plataforma, aqueles criadores que não quiserem ter seus conteúdos utilizados por outros perfis no YouTube Shorts deverão alterar a configuração de restrição no YouTube Studios, segundo informações reveladas pela própria plataforma.

A única restrição de uso no Shorts é quanto a conteúdo protegido por direitos autorais de parceiros musicais do YouTube, estes não podem ser utilizados nos “remixes”.

A opção de restrição de conteúdo para o Shorts somente é liberada para conteúdos do YouTube padrão, publicações na plataforma de vídeos curtos não podem ser restritos quanto a utilização dentro dela mesma.

Medida do YouTube é vista como agressiva contra o concorrente TikTok

O TikTok (especializado em vídeos curtos) está crescendo cada vez mais e seus concorrentes se movimentam da forma que podem para competir com a nova plataforma.

O YouTube agiu de forma agressiva ao confrontar o seu concorrente – atropelando, inclusive, as proteções de conteúdo que a plataforma sempre defendeu.

Com essa política, é claro que o YouTube pretende que o ambiente Shorts “cresça” e se torne uma grande plataforma, como o próprio YouTube em si.

Apesar de a disputa parecer focada contra o TikTok, o YouTube pretende enfrentar todos os seus concorrentes. Essa expansão da função “Remix” significa que bilhões de vídeos já postados no YouTube, agora estarão disponíveis para os criadores do Shorts.

A medida pretende oferecer uma vantagem competitiva sobre plataformas mais novas como o Instagram Reels, Snapchat Spotlight e, inclusive, o TikTok.

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Leandro Kovacs
Escrito por

Leandro Kovacs

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.