É possível tirar o ‘online’ do WhatsApp? Veja como driblar essa essa função
Muitos internautas prezam pela privacidade e, por esse ou outros motivos, desejam tirar o 'online' do WhatsApp.
Muitos internautas prezam pela privacidade e, por esse ou outros motivos, desejam tirar o ‘online’ do WhatsApp. Por isso, é importante saber que a prática não é oficialmente permitida nem disponibilizada pela plataforma.
Porém, existem algumas dicas que permitem o usuário driblar esta função exigida pela empresa e evitar ter diálogos indesejados. Na prática, o aplicativo está suscetível a truques que inibem a apresentação de status como o ‘online’ do WhatsApp ou ‘digitando’,
O mesmo vale para respostas a contatos prévios de notificação ou o uso do celular no modo avião. Para te ajudar neste quesito, o Bit Magazine reuniu elaborou quatro dicas para te ajudar a ficar ‘offline’ do WhatsApp em aparelhos com sistema Android e iOS. Observe!
Visualize e responda as mensagens pela pré-visualização
A tecnologia implementada nos smartphones conta com o recebimento de notificações sobre o que acontece nos aplicativos instalados. No WhatsApp não é diferente. Toda vem que uma mensagem é recebida o usuário recebe uma notificação no celular. O que muitos não sabem é que essa pré-visualização pode ser uma vantagem.
Caso não queira aparecer ‘online’ no WhatsApp, basta ler a mensagem pela barra de notificação e respondê-las sem precisar abrir o aplicativo e a conversa. Para responder basta pressionar e segurar a notificação até que uma caixa de texto apareça abaixo.
Desative as notificaçõe, o visto por último e a confirmação de leitura
Caso queira passar ainda mais despercebido, algumas alternativas para não ser visto ‘online’ no WhatsApp é remover a função “visto por último”, retirar os ‘checks’ azuis de confirmação de leitura e remover as notificações do aplicativo.
Seguindo essas dicas, ninguém saberá se você está ou não usando a plataforma, exceto quando o aplicativo estiver aberto, tendo em vista que não é possível retirar de vez o status da plataforma.
Para tirar o “visto por último” basta:
- Acessar as configurações;
- Tocar em “conta”;
- Clicar em “privacidade”;
- Selecionar o “visto por último”;
- Desabilitar a função apertando em “ninguém”;
Para remover a confirmação de leitura o passo a passo é parecido:
- Abra a aba “privacidade”;
- Role a tela para baixo e vire a chave ao lado de “confirmação de leitura” para desativá-la.
Para desativar as notificações:
- Acesse as configurações do celular;
- Clique em “notificações”;
- Aperte no ícone do WhatsApp;
- Desmarque a opção de “tela bloqueada”.
Limite as visualizações do status
Outra dica para evitar ser visto ‘online’ no WhatsApp é limitar o acesso dos contatos ao status publicados na plataforma. Para isso, é só seguir este passo a passo:
- Acesse as configuraçaões do WhatsApp;
- Clique em “conta”;
- Aperte em “privacidade”;
- Clique no botão “status”;
- Selecione a opção “meus contatos, exceto…”;
Assim, será possível definir quem poderá ou não ver as suas atualizações na plataforma. Também funciona ao escolher apenas os contatos que poderão ver o status, basta clicar em “compartilhar somente com…”.
Acesse aplicativos externos
Além das dicas apresentadas acima, o internauta precisa estar ciente de que, também é possível fazer o download de aplicativos terceiros para desaparecer do WhatsApp. Alguns exemplos são o Flychat e WA Bubble for Chat.
Essas plataformas possibilitam o uso do mensageiro através da notificação em bolhas. Logo, não há a necessidade de abrir o aplicativo para responder os contatos. Desta forma, o status de ‘online’ ou ‘digitando’ não aparecerá.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR e Bit Magazine, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças e tecnologia.