Após rumores a Electronic Entertainment Expo 2022 (E3 2022), foi oficialmente cancelada. Esta seria mais uma versão digital da exposição voltada ao mundo gamer, mas a confirmação do cancelamento foi feita pelo assessor de imprensa da PR Razer América, Will Powers.
Embora não tenha sido exatamente uma surpresa, tendo em vista que o retorno da E3 presencial já havia sido tirado de cena e, há meses, mais uma versão 100% digital para este ano foi anunciada. Em sua conta no Twitter, Will Powers, anunciou:
“Acabei de receber um e-mail… é oficial, E3 digital está oficialmente cancelada em 2022. Muitos sentimentos mistos sobre isso”, declarou.
As lamentações do assessor ainda receberam o apoio de figuras da indústria de games como Tom Henderson e Geoff Keighley.
Mas apesar da notícia ruim, os fãs da exposição não precisam se preocupar: a ESA, organizadora da E3, disse que este cancelamento não marca o fim do evento. Pelo contrário, a agência tem planos para reestruturar alguns pontos da E3 e retornar com força total no ano que vem em um evento ainda maior.
Dos males, o pior: o evento concorrente, a Summer Game Fest reforçou também via Twitter que está de pé e que uma edição irá acontecer em junho deste ano, no mesmo mês em que seria a edição da E3 2022.
O que é a E3?
A E3 acontece desde o ano de 1995 presencialmente. O primeiro cancelamento ocorreu em 2020 com a chegada da pandemia da Covid-19 e a consequente necessidade de isolamento social. Um ano mais tarde, em 2021, ainda em meio a uma crise sanitária, o evento voltou a ser realizado, mas com a particularidade de ser totalmente digital.
Tendo em vista a possibilidade de realizar facilmente um evento desse no formato digital, o que reduz drasticamente os gastos com produção, surgiu uma série de questionamentos relacionados à relevância da feira nos dias atuais, sobretudo após a saída dos publishers como a Electronic Arts e Activision do evento principal.
Outro ponto crucial que influenciou no fomento a uma edição 100% digital foi o fato de que grandes empresas do mercado começaram a reduzir a participação e até abandonar a E3 visando apostar em conferências próprias, especialmente no ambiente digital.
É o caso de publicadoras como a Sony Ubisoft, Nintendo e Eletronic Arts, que diminuíram a parceria firmada com a ESA no decorrer dos anos. Apenas o mês em que a E3 é originalmente realizada foi aproveitado pela concorrência.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui