O FIFA 23 pode ser o último jogo com o nome original na franquia de futebol virtual da Electronic Arts (EA). O contrato entre ambas as partes termina em 2024 e a Fifa não segue com intenção de renová-lo. Assim, provavelmente, veremos o nome que a EA escolherá para a linha de jogos em seu lugar – que ao que tudo indica pode ser “EA Sports FC”, nome já registrado pela desenvolvedora.
Pedido de US$ 2,5 bilhões afasta EA
O valor pedido pela FIFA era muito alto sendo que a EA não recebia nada em troca. Além disso, em diversas ocasiões, ficou presa ao contrato sem poder trazer inovações – como quando foi impedida de expandir seus jogos para além do modo tradicional de 11 vs 11 jogadores.
Uma reportagem publicada no The New York Times sugere que a FIFA está pedindo US$ 2,5 bilhões para continuar cedendo os direitos de uso de seu nome por mais 10 anos. Trata-se de mais do que o dobro do que ela havia recebido anteriormente.
Segundo informações do site Video Games Chronicle (VGC), o CEO da EA, Andrew Wilson, afirmou que a produtora não recebia muito em troca dos direitos do nome.
“Basicamente, o que recebemos da FIFA em um ano sem Copa do Mundo são as quatro letras na frente da caixa, em um mundo onde a maioria das pessoas nem vê mais a caixa porque compra o jogo digitalmente”, afirmou o CEO da EA.
FIFA quer o fim da exclusividade de sua marca nos vídeo games e esports
Em um comunicado oficial, realizado em 15 de outubro de 2021, a Fifa informou que terá um novo posicionamento comercial em games e esports para ter um controle melhor e com mais lucros sobre sua marca nos jogos.
“Games e esports são os setores de mídia de crescimento mais rápido no planeta, com novos e diversos tipos de jogos sendo lançados continuamente. Portanto, é de crucial importância para a Fifa e suas partes interessadas maximizar todas as oportunidades futuras para os fãs de futebol e games”, afirmou a FIFA.
FIFA 23 provavelmente será a última capa com o nome da entidade do futebol pelo estúdio – além da versão esperada da Copa do Mundo de 2022, realizada este ano no Qatar. O game poderá receber tanto uma versão masculina como feminina do mundial.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui