Economizando nas viagens; conheça Susie, a primeira nave espacial reutilizável feita na Europa
A nova nave espacial feita para ser reutilizável, Susie, tem o intuito de levar mais pessoas para passear no espaço.
A ArianeGroup (uma empresa francesa) anunciou que está desenvolvendo uma nave reutilizável com capacidade de enviar astronautas e cargas até a Lua. Não é apenas Elon Musk que pretende tornar a ida ao espaço “mais barata”.
Susie é nave capaz de levar pessoas e cargas na Lua
A Susie (sigla em inglês para “Estágio Superior Inteligente para Exploração Inovadora”) é um projeto cuja base é construir uma espaçonave capaz de viajar sobre o estágio superior do novo foguete Ariane 64.
A ideia é que Susie seja reutilizável e possa levar até cinco astronautas a bordo.
O modelo da nave foi projetado para ter 12 metros de comprimento, 5 de diâmetro e pesar cerca de 25 toneladas. Além disso, o compartimento interno terá 40 m³ com capacidade carga de até 7 toneladas.
Outro ponto importante é que a nave saia da Terra, viaje até o espaço e retorne de forma automatizada.
O novo projeto atende o objetivo de exploração do espaço feito por astronautas e pesquisadores europeus, garantindo uma rede de cooperação internacional.
Além disso, sua finalidade é o transporte de combustível, alimento, equipamentos e outros objetos para as estações espaciais, além de ajudar no reboque, inspecionar e solucionar problemas em satélites.
Ademais, o programa visa construir grandes estruturas no espaço, remover lixo espacial e fazer o transporte necessário de equipamentos.
Primeira nave espacial dos europeus
Em um primeiro momento, Susie realizará missões somente na órbita baixa da Terra. Durante a década de 80, a mesma empresa responsável pela Susie, a ArianeGroup, planejou lançar o Hermes, um projeto de mini ônibus espacial.
O mini ônibus seria acoplado na ponta do foguete Ariane 5 e poderia ser tripulado por três astronautas até órbitas de 800 km de altitude. Por conta dos altos custos, o projeto foi cancelado em 1992. Em comunicado, a empresa diz:
“Este é um projeto construído sobre todo o know-how existente no ArianeGroup e na indústria europeia”.
Além disso, a companhia afirma estar alinhada com os novos conceitos de mercado espacial, para ser suprida a necessidade de transporte e serviços na órbita da Terra.
Os novos foguetes estão programados para começar as viagens ao longo de 2023, porém, sem uma data certa. A ArianeGroup também não deu detalhes do custo do projeto.
Outra empresa foi muito lembrada por conta do design da Susie, no caso, foi a Crew Dragon, da SpaceX – empresa de Elon Musk. Porém, é provável que o Starship seja lançado antes.
A nova iniciativa faz com que se diminua a dependência de empresas dos Estados Unidos e da Rússia para projetos de voos espaciais tripulados.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui