Economize dinheiro AGORA com estas dicas de profissionais para reduzir o consumo de energia elétrica
Confira neste artigo as melhores dicas para economizar energia elétrica dada por profissionais que entendem do assunto!
O verão está chegando, então é bom começar a se preparar desde já, afinal, é nesse período do ano que as pessoas mais consomem eletricidade. A boa notícia é que isso pode ser feito tomando cuidados bem simples relacionados a maneira como você utiliza os aparelhos na sua casa. Confira neste artigo as melhores dicas de profissionais para economizar energia elétrica.
Dicas para economizar energia elétrica
Existem muitos mitos e tabus por aí que te ensinam as “melhores formas de economizar energia”, mas eu decidi ir direto à fonte, uma distribuidora de energia elétrica aqui do meu estado, a Neoenergia Coelba.
Praticamente todos os anos, a empresa cria guias para economia de energia nos meses anteriores ao início do verão, em dezembro, quando as temperaturas começam a subir e as pessoas passam a utilizar mais a geladeira e aparelhos como ventiladores e ar condicionados, elevando o consumo.
Confira abaixo as melhores dicas para economizar energia elétrica!
Ventiladores e ar condicionados não precisam estar no máximo
Os grandes vilões do verão são os aparelhos elétricos que você utiliza justamente devido ao calor. Ventiladores em velocidades mais altas e ar condicionado em temperaturas mais baixas, ligados por muito tempo, vão acumulando e geram um bom aumento no consumo de energia.
O ideal nesses casos é usar com moderação configurando eles para o nível adequado, por exemplo, não há porque colocar o ar condicionado no (18°) se o (23°) já dá conforto o suficiente.
No caso de ventiladores é ainda mais fácil economizar, basta optar por ficar em ambientes arejados, de preferência com janelas ou portas abertas, sempre que possível.
Você pode até revezar o ar condicionado com o ventilador, já que o segundo gasta menos energia.
Cuidado com a geladeira
A geladeira é o outro vilão do verão. O eletrodoméstico já é responsável por uma boa parte do consumo de energia de uma casa, mas na época do verão as pessoas abusam, abrindo constantemente a procura de algo gelado para se refrescar.
Isso faz com que seja necessário, em muitos casos, aumentar a potência do aparelho para manter as baixas temperaturas.
O ideal aqui é deixar a porta do eletrodoméstico fechada o máximo possível. Tente pegar tudo o que você precisa de uma só vez e evite colocar alimentos quentes nela. Também é bom deixá-la longe do fogão ou qualquer outra fonte de calor.
Troque suas lâmpadas
Pode parecer algo simples, mas acredite, trocar suas lâmpadas por lâmpadas de LED fazem uma diferença enorme no fim do mês.
Além delas durarem mais tempo do que as convencionais, elas geram a mesma quantidade de luz com um consumo bem menor, algumas chegam a economizar até 80%.
Adicionalmente, sempre que possível prefira usar a luz natural abrindo portas e janelas.
Aparelhos mais econômicos
Assim como as lâmpadas, o ideal é que todos os seus eletrodomésticos e eletroeletrônicos consumam o mínimo de energia possível.
Sempre que pensar em trocar de aparelho ou comprar um novo, procure os que vem com o Selo Procel de Economia de Energia (A), que indica um baixo consumo de energia.
Energia solar
Esse é um bom investimento. Embora possa ser caro no início, a longo prazo pode te fazer economizar uma boa grana.
Se feito corretamente, você pode cortar certos aparelhos completamente da energia elétrica que vem da rua. Por exemplo, as lâmpadas.
Economizar energia elétrica sendo mais consciente
Como a própria Neoenergia Coelba diz, alterar detalhes em sua rotina pode resultar em um ganho enorme no final do mês.
Apagar as luzes em cômodos inutilizados é um bom exemplo disso, mas tem muito mais coisa que você pode fazer em sua casa. Basta prestar atenção e ver o que não precisa estar ligado o tempo todo.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.