Escolher a rota certa na hora de viajar pode te poupar muito estresse e até dinheiro. Para facilitar a vida dos motoristas na hora de pegar a estrada, o Google Maps agora está incluindo os preços de pedágio no trajeto escolhido.
A novidade foi revelada na última sexta-feira, dia 14 de outubro, em uma postagem feita no blog da empresa pelo gerente de parcerias do Google na América Latina, Wilson Rodrigues.
Segundo ele, a função deve ajudar os usuários a escolher a rota mais econômica para o seu destino, exibindo o preço dos pedágios no trajeto.
Para garantir a maior precisão possível durante os cálculos, os dados mostrados no aplicativo serão repassados por autoridades que operam nesses locais. Essas informações são processadas levando diversos fatores em consideração.
“O cálculo do valor inclui o horário de solicitação, o dia da semana, a localização e a utilização, ou não, do sistema de cobrança eletrônica”, disse Wilson no post.
Segundo ele, com isso os usuários poderão escolher a rota que melhor cabe na carteira, ou no momento, já que o aplicativo ainda traz outras opções, como evitar rodovias, pedágios e balsas, por exemplo.
Como vai funcionar?
O Google Maps já mostrava o local onde ficam as praças de pedágio, mas agora essa informação está bem mais útil, já que inclui no trajeto a soma aproximada das tarifas pelo caminho.
Caso calcular o quanto você vai pagar é pouco, o aplicativo também vai te permitir escolher trajetos completamente livres de cobranças, marcando as opções, já mencionadas, “Evitar rodovias”, “Evitar pedágios” e “Evitar balsas”.
Além das três, você também pode alterar se quer ou não ver as tarifas cobradas e salvar as configurações para que o aplicativo sempre te mostre as rotas da maneira preferida.
Enquanto marcar essas opções pode te fazer economizar, é importante ter em mente que escolher rotas sem pedágios muitas vezes fazem com que os motoristas tenham que pegar um caminho mais longo e turbulento, aumentando o tempo de estrada, o consumo de combustível e o impacto físico e mental durante as viagens. Então é sempre bom ficar de olho para que o mais barato não acabe saindo caro.
O recurso já está disponível para todos os usuários do serviço, até mesmo os que acessam através da versão web. Se você usa a versão de aplicativo (Android | iOS) e ele ainda não está disponível para você, é provável que o seu app esteja desatualizado. Nesse caso basta abrir a loja de aplicativos do seu aparelho e instalar a versão mais recente.
Fonte: Google
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui