Eleições 2022: a votação está chegando, confira como a internet pode auxiliar você

As eleições são no próximo domingo e as redes sociais também tomaram decisões para proteger o eleitor de notícias falsas. Confira!

Estamos na semana para as eleições de 2022 e agora, mais que nunca, nos preparamos para a escolha de candidatos. Não é novidade que a internet se tornou um local crucial para o compartilhamento de projetos de governo e campanha eleitoral. Confira algumas medidas tomadas.

publicidade
Fake News no Facebook

Aumenta o número de fake news sobre as eleições (Imagem: Divulgação / TSE)

Eleições 2022: robôs e selos nas redes sociais

Principalmente por conta da pandemia, as redes sociais tomaram uma proporção enorme desde as últimas eleições e, no pleito deste ano, as plataformas continuam sendo um dos principais (senão o principal) canal de informações sobre os mais de 35 mil candidatos que disputam cargos por todo o Brasil.

Por conta deste protagonismo digital, as próprias plataformas tiveram de mudar algumas diretrizes de segurança. Visando dar espaço as notícias verdadeiras e freando o avanço das fake news – que já atrapalharam eleições passadas.

Com o intuito de ajudar o eleitor a escolher melhor em quem votar, o próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) fez parcerias com algumas redes sociais para tentar impedir que notícias falsas se espalhem com facilidade.

publicidade

São oito plataformas principais que fazem parte do Programa de Enfrentamento à Desinformação criado pelo TSE. O grupo de trabalho surgiu por conta de toda a desinformação que ocorreu nas eleições de 2018. Confira algumas ações tomadas e como as plataformas estão implementando.

Tira-dúvidas e Fato ou Boato

Desde as eleições de 2020 o TSE faz o tira-dúvidas, uma assistente virtual que responde questões feitas pelos eleitores. O chatbot funciona no WhatsApp e o canal recebe dúvidas e as responde, além de ser um método importante sobre as informações da eleição.

São 16 tópicos elencados pelo TSE que podem ser respondidos pela assistente virtual, como calendário eleitoral, informação sobre candidatos ou mesmo o local de votação.

Já o Fato ou Boato é a ferramenta que envia links confiáveis aos eleitores sobre informações duvidosas enviadas nas redes sociais.

Selos e regulamentação do título

O Facebook e o Instagram adicionaram um selo específico para publicações sobre as eleições que podem redirecionar o post para o site da Justiça Eleitoral.

O acesso ao site do TSE aumentou cerca de 10 vezes depois desta atitude, afirma a Meta, dona de ambas as redes sociais.

Além disso, entre abril e maio deste ano, as plataformas também divulgaram lembretes sobre a regulamentação do título de eleitor.

Aba específica sobre eleições

Outro ponto abordado em parceria com o TSE foi uma aba específica no Twitter com informações sobre as eleições.

Na aba específica, são incluídas publicações confiáveis sobre as eleições 2022 e notícias recentes mais importantes sobre os candidatos. Ademais, algumas disputas estaduais também ganharam páginas próprias.

O primeiro turno das eleições ocorrem no próximo domingo, dia 2 de outubro.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza