Elon Musk debocha da Rússia e revela razão para nunca derrubar a Starlink
Dono de um poder de análise notavel, Elon Musk explica a incapacidade da Rússia em derrubar Starlink, segundo ele custaria muito dinheiro
Muita confiança nas previsões do bilionário mais famoso da atualidade sobre seus negócios e cenário mundial. Elon Musk revelou razão para Rússia nunca derrubar a Starlink. Saiba os detalhes sobre o palpite do dono da SpaceX e Starlink.
Rússia é mais lenta que Starlink para Elon Musk
Em momentos anteriores, o bilionário chegou a ter algumas ressalvas sobre a possibilidade da nação oriental destruir seus satélites de comunicação com mísseis. Contudo, isso é passado.
A confiança de Elon Musk é tão grande que ele lançou operações no território da Ucrânia, que está em guerra com o governo de Vladimir Putin. A Starlink instalou receptores terrestres para seus satélites, visando manter o povo ucraniano conectado apesar de os meios comuns para conexão terem sido destruídos.
Em entrevista para o Business Insider, Musk não apresenta mais a mesma preocupação do passado. Segundo ele, o número de satélites Starlink em órbita, aliado a velocidade de lançamento da SpaceX, superior à Rússia, garantem a proteção de sua rede de conexão global.
Elon Musk diz ser difícil derrubar a Starlink, pois existem atualmente “2.000 satélites” de sua empresa em órbita, e seriam necessários, pelo menos, outra quantidade igual de mísseis “antissatélites” por parte da Rússia, sendo que a velocidade de sua empresa em lançar novos exemplares ao espaço é maior que a produção de mísseis deste tipo pelo Kremlin.
Pedido de ajuda ucraniano
O envolvimento direto do bilionário no conflito armado europeu, teve início após pedidos do vice-primeiro-ministro do país invadido. O político vê como crucial o envolvimento da Starlink na manutenção de conexão dos serviços básicos, que pode ajudar a salvar muitas vidas.
Apesar dos esforços de Musk ao enviar receptores terrestres, é preciso um esforço do governo ucraniano para manter a energia elétrica ativa, mesmo que seja por geradores, condição básica para o sucesso da ajuda ao país.
Sendo garantida a energia elétrica, o povo ucraniano pode esperar se manter conectado. A capacidade de lançamento de novos satélites da Starlink só vem aumentando. Em período recente, no intervalo de uma semana, a empresa de Elon Musk lançou pelo menos 50 novos satélites para a órbita terrestre.
O empresário faz o que pode para ajudar enquanto o conflito persistir.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.