Elon Musk diz que vai criar rede social concorrente ao Twitter
Elon Musk decidiu criar sua própria rede social como forma de se livrar do Twitter e de sua política de censura. Confira!
Que Elon Musk adora o Twitter, todos nós já sabemos. O diretor-executivo da Tesla ama fazer postagens dos mais variados tipos na rede social, inclusive algumas de peso, como o recente caso onde ele chamou o presidente da Rússia, Putin, para um combate tendo a Ucrânia como prêmio. Mas agora, parece que Musk decidiu criar sua própria rede social.
Durante uma conversa, na própria plataforma do Twitter, o fundador da SpaceX e da Tesla comentou estar considerando a construção de uma plataforma de mídia social que priorize a liberdade de expressão e com o mínimo de propagandas possível.
Musk faz um tweet onde questiona a necessidade de uma nova plataforma de rede social
Is a new platform needed?
— Elon Musk (@elonmusk) March 26, 2022
“Considerando que o Twitter serve como a praça pública da internet, falhar em aderir aos princípios da liberdade de expressão fundamentalmente prejudica a democracia. O que deveria ser feito?” , disse musk em seu post principal, que ele depois respondeu com “ necessária uma nova plataforma?”.
Os usuários do Twitter reagiram das mais variadas formas ao tweet do CEO. Alguns endossaram e outros criticaram Musk por suas próprias condutas, evidenciando possíveis problemas criados com tal plataforma.
I’m a conservative with a minuscule 340 followers and during the three months leading up to the election I couldn’t tweet!! That’s why most conservatives have left Twitter.
— sassy spice (@wittykitty116) March 28, 2022
“Sou um conservador com minúsculos 340 seguidores e durante os três meses que antecederam a eleição não consegui tweetar!! É por isso que a maioria dos conservadores deixou o Twitter“, disse um usuário comentando sobre as práticas de censura específicas do Twitter.
There are limits on free speech. You cannot call for genocide, for example, and you should not be allowed to knowingly spread false information if it could cause harm.
The issue is where to draw the line on what’s dangerous and what’s not. That’s where the focus should be.
— Nick Hedley (@nickhedley) March 27, 2022
“Há limites para a liberdade de expressão. Você não pode pedir genocídio, por exemplo, e não deve ter permissão para espalhar informações falsas conscientemente se isso puder causar danos.
A questão é onde traçar a linha do que é perigoso e o que não é. É aí que o foco deve estar“, comentou este outro usuário.
Musk decidiu criar sua própria rede social para sair do Twitter e sua “cultura do cancelamento”
Musk vem se demonstrando muito preocupado com a “censura” feita aos e pelos usuários do Twitter. Segundo ele, a plataforma está tomada pela “cultura do cancelamento”, que aparentemente, pelo que o próprio Musk deu a entender, é agravada pelas políticas que o Twitter adotou para evitar a propagação de notícias falsas.
Esse tweet em questão vem um dia depois da publicação de uma pesquisa que ele mesmo fez na plataforma, perguntando se os usuários acreditavam que o Twitter seguia o princípio da liberdade de expressão.
Free speech is essential to a functioning democracy.
Do you believe Twitter rigorously adheres to this principle?
— Elon Musk (@elonmusk) March 25, 2022
“A liberdade de expressão é essencial para uma democracia funcional.
Você acredita que o Twitter adere rigorosamente a esse princípio?“, perguntou Musk em sua pesquisa.
A resposta foi que um esmagadora maioria de mais de 70% dos usuários que participaram respondeu que “não”.
Saindo do Twitter?
Tudo ainda não passa de ideias soltas jogadas em conversas do Twitter de Musk, mas a possibilidade de que isso aconteça é real, até porque hoje em dia não é tão difícil assim criar uma plataforma do tipo e dinheiro para isso não é o problema.
Inclusive, outros usuários já até brincam com a ideia dizendo que uma das vantagens seria a possibilidade de dar gorjeta em Dogecoin.
E você? Faria parta de uma rede social criada por Elon Musk?
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.