O Twitter já estava investindo no formato de vídeos curtos para competir com plataformas como o TikTok, YouTube Shorts e Instagram, mas agora, após finalmente tomar controle da rede social, Elon Musk quer reviver o Vine, o precursor do formato.
Conheça um pouco sobre o Vine
Quando falamos de vídeos curtos, o TikTok é sem dúvida a primeira rede social que nos vem a cabeça. Mas, embora tenha sido ele que popularizou o formato, a rede social da companhia chinesa ByteDance não foi seu criador.
O Vine apareceu em 2012, mas não chegava a ser uma rede social como as que tínhamos na época. O serviço funcionava mais como uma galeria onde inúmeros vídeos curtos eram armazenados.
Mesmo assim, os usuários tinham as opções comuns encontradas em uma rede social: compartilhamento de conteúdo, seguir perfis e visualização de postagens alheias.
Diferente de como o TikTok funciona hoje, os vídeos eram gravados na horizontal e podiam durar até 6 segundos, o que muitas pessoas achavam pouco, e talvez tenha até sido um dos motivos para que não sobrevivesse a concorrentes como o Facebook e Instagram.
Mesmo assim, foi responsável por lançar grandes nomes da indústria, com o youtuber Logan Paul e até o cantor Shawn Mendes.
Fundado em junho de 2012, ele acabou indo parar nas mãos do Twitter em outubro do mesmo ano, antes do seu lançamento oficial, e descontinuado em 2016.
Elon Musk quer reviver o Vine?
Mas agora, cerca de 6 anos após, o Twitter pode acabar trazendo a rede social e volta. Pelo menos é o que podemos inferir de um pool, feito pelo novo dono da rede social.
No dia 31 de outubro, Elon Musk abriu uma enquete questionando se deveria reviver o Vine — “Trazer o Vine de volta?”. Ela terminou com quase 5 milhões de votos, dos quais 69,6% responderam que sim.
Bring back Vine?
— Elon Musk (@elonmusk) October 31, 2022
Na sequência, o empresário perguntou o que seria necessário para que o Vine ficasse melhor do que o TikTok, deixando claro suas intenções de competir com o rival.
What could we do to make it better than TikTok?
— Elon Musk (@elonmusk) October 31, 2022
“O que poderíamos fazer para torná-lo melhor que o TikTok?”
Elon Musk ainda não anunciou nenhum plano concreto sobre o projeto, mas caso ele venha a de fato acontecer, podemos esperar um Vine completamente reformulado, possivelmente integrado ao Twitter.
É bom lembrar que recentemente o Twitter começou a se interessar mais pelo formato de vídeos do TikTok, planejando até a criação de uma aba exclusiva para vídeos na vertical.
Entrando na página oficial do Vine ainda é possível ver a mensagem informando de que a plataforma foi arquivada. Mas isso pode mudar em breve!
“Querida Comunidade Vine – obrigado por toda a inspiração, risadas e loops. Agora colocamos o Vine em um estado arquivado”.
Tudo ainda é especulação, de concreto temos apenas a página com as informações já conhecidas do Vine “adormecido”.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui