Quando Elon Musk assumiu o Twitter, uma das suas principais promessas foi de que a plataforma agora seria completamente a favor do discurso livre, mas parece que a regra não se aplica a todo mundo, visto que na última quinta-feira, dia 15 de dezembro, o empresário baniu diversas contas de jornalista que estavam cobrindo uma matéria envolvendo sua vida pessoal. A mídia já identifica esse como um caso de censura no Twitter, um dos primeiros desde que o empresário se tornou seu dono.
Elon Musk começa a fazer censura no Twitter
Recentemente, o empresário parece ter tido uma disputa com um usuário que o tirou do sério. Musk acabou banindo mais de 25 contas que tinham como proprietário Jack Sweeney, um jovem estudante que usava seus perfis para rastrear voos privados de diversas pessoas importantes, incluindo do próprio dono do Twitter.
O banimento aconteceu apenas um mês após o empresário dizer que até poderia permitir contas rastreando seu avião como ativas na plataforma, mesmo representando uma ameaça à sua segurança.
Mas ele mudou de ideia rapidinho, após afirmar que um “perseguidor louco” abordou um carro no qual um dos seus filhos estava. Esse fato o fez mudar as regras da plataforma para suspender qualquer conta rastreando e publicando a localização de outras pessoas, por violações de segurança.
Last night, car carrying lil X in LA was followed by crazy stalker (thinking it was me), who later blocked car from moving & climbed onto hood.
Legal action is being taken against Sweeney & organizations who supported harm to my family.
— Elon Musk (@elonmusk) December 15, 2022
“Ontem à noite, o carro que transportava lil X em LA foi seguido por um perseguidor maluco (pensando ser eu), que mais tarde bloqueou o movimento do carro e subiu no capô.
Uma ação legal está sendo tomada contra Sweeney e organizações que apoiaram danos à minha família.”
Jornalistas têm suas contas banidas após comentar sobre o caso
Mas a surpresa mesmo veio na quinta-feira, dia 15, quando o Twitter suspendeu pelo menos meia dúzia de contas, incluindo a de vários jornalistas de plataformas importantes que cobrem a rede social.
Até agora, as suspensões confirmadas são de:
- Ryan Mac do The New York Times;
- Drew Harwell do The Washington Post;
- Donie O’Sullivan da CNN;
- Matt Binder do Mashable;
- Keith Olbermann, jornalista político;
- Tony Webster e Aaron Rupar, jornalistas independentes.
A parte mais interessante é que alguns dos afetados nem sabem o motivo da suspensão.
Aaron Rupar publicou no Substack que não faz ideia do porquê da punição, embora ele tenha dito que compartilhou um tweet dizendo que Musk parecia ter violado a política do Twitter ao postar imagens de alguém sem seu consentimento. Mesmo assim, ele diz que aquilo não seria o suficiente para gerar uma penalização.
Segundo as informações, só contas nos Estados Unidos têm sido afetadas pelas suspensões, mas ninguém sabe o que está causando a maioria delas. Outro perfil suspenso foi o do Mastodon, o rival do Twitter, que “linkou” o perfil de Sweeney.
Comentando em uma publicação mostrando capturas de tela das contas banidas, Musk afirmou que as regras de “doxxing” — quando alguém revela informações pessoais de outras pessoas — funcionam para todos, mesmo que sejam jornalistas.
Fontes: CNET, Aaron Rupar, TechCrunch
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui