Empresa lança Claude, o rival do ChatGPT que promete superar muito o atual chatbot do momento
Na correria das IAs, diversas empresas estão evoluindo muito rápido. Com isso, a Anthropic lançou a sua nova versão de chatbot, o Claude 2.
Continuando a saga da IA, mais uma vez parece que a OpenAI não ficará “nadando de braçada” sozinha no mercado. A startup de inteligências artificial Anthropic lançou a nova versão de seu chatbot o Claude 2, substituindo a versão anterior e prometendo um comportamento muito superior ao ChatGPT.
A nova versão do Claude
O lançamento da nova versão do chatbot da Anthropic, o Claude 2, ocorreu nessa última terça-feira (11) e foi um movimento de maior abertura para o seu produto que promete ser muito mais “seguro” que o principal concorrente, ChatGPT.
A sua versão anterior ficou restrita a um punhado de empresas que tiveram a aplicação disponibilizada para testes, como a Quora, que chegou a incorporá-lo a outra tecnologia sua.
Já a nova versão que leva o nome de Claude 2 está disponível para usuários através da sua plataforma online, mas por enquanto está restrito aos EUA e Reino Unido. Porém, a empresa já afirma que fará a expansão para outros países em poucos meses.
Do que o Claude é capaz?
Algumas características do modelo anterior foram mantidas enquanto outras foram adicionadas como um update. O Claude já era capaz de operar em um grande modelo de linguagem e funções, como responder a perguntas, fazer resumos, pesquisas e escrever códigos (como a maioria dos chatbots de IA faz).
Seu grande diferencial está na absorção de um número superior de informações, com blocos realmente gigantes de dados. Segundo a empresa, tanto na versão anterior como na atual, a IA já era capaz de resumir livros inteiros.
A versão atual consegue dar respostas maiores, criando maior complexidade e riqueza de dados em relação ao modelo primário do Claude. A Anthropic informa que as respostas podem chegar em um número surpreendente de 3.000 palavras, bem mais do que o ChatGPT.
O Grande objetivo da empresa é que seu chatbot seja mais seguro, sem a possibilidade de ser manipulado por informações, dando respostas perigosas e conteúdos esquisitos. Isso tem sido um grande problema na maior parte dos chatbots concorrentes disponíveis no mercado.
A origem da Anthropic
A Anthropic é uma empresa de IA que possui sede em São Francisco. Ela foi fundada em 2021 por ex-funcionários da OpenAI. A startup não busca o crescimento desenfreado como alguns outros exemplos, contrariando a pressa em desenvolver e lançar sistemas de IA, como tem sido comum.
Esse tipo de produto possui potencial para transformar diversos setores, então a empresa prefere dar passos mais “acertados”.
A empresa já arrecadou de investidores algo em torno de US$ 1 bilhão, mas segundo algumas informações, esse valor já pode ter sido superado e muito. Agora basta esperar para ver quais serão os próximos passos do Claude 2.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui