Emulador de Android, conheça 5 exemplos de qualidade [PC]

Você sabe qual é o melhor emulador de Android para PC? Neste artigo você vai conhecer 5 dos mais famosos, cada um com uma proposta única!

Cada vez mais populares entre os gamers e pessoas que precisam testar aplicativos mobile em seus desktops, os emuladores de Android vem em vários formatos e com diferentes funcionalidades. Neste artigo você vai entender o que é um emulador de Android e ainda vai conhecer 5 dos mais usados.

publicidade
Emulador de Android, conheça 5 de qualidade [PC] - Imagem: ELLA DON on Unsplash

Emulador de Android, conheça 5 de qualidade [PC] – Imagem: ELLA DON on Unsplash

O que é um emulador de Android?

Como o nome sugere, um emulador de Android é uma aplicação capaz de executar aplicativos e jogos destinados ao Sistema Operacional mobile do Google no computador. Na prática, ele recria uma versão virtual de um celular, emulando as diferentes partes que formam um sistema mobile.

E se você está se perguntando porque alguém precisaria de um programa assim, a modalidade é tão próspera que até empresas enormes que não são da área já investem para criar as suas próprios soluções de software — como no Google Play Games e do Subsystem for Android —, todos com recursos únicos.

Para que serve o emulador de Android?

Mas nem tudo é voltado para jogos. Hoje já existem dezenas de emuladores por aí com os mais diversos propósitos.

publicidade

A maioria deles, pelo menos os mais famosos, realmente veem o público gamer como principal alvo, mas também tem aqueles voltados para desenvolvedores e testadores de aplicativos e até para aqueles que precisam usar os apps mobile em outra plataforma, como pessoas cujo celular não suporta uma aplicação por incompatibilidade, por exemplo.

Existem até os “emuladores de Android” para quem quer substituir de vez o sistema do seu computador por um mobile, criando uma espécie de híbrido entre desktop e smartphone.

A principal vantagem de fazer isso é que no geral esses sistemas são bem mais leves do que um Windows 10, por exemplo, o que pode dar mais desempenho para o seu PC antigo, principalmente em tarefas básicas como usar pacotes Office, navegar na internet e consumir conteúdo como filmes, séries e músicas.

5 melhores emuladores de Android no PC

Como já foi dito, se tem uma coisa que não falta é emulador de Android no mercado. E para te ajudar a escolher o melhor, nós montamos uma lista. Confira abaixo cinco ótimos emuladores de Android que você pode baixar e instalar agora!

5. Android Studio

Emulador de Android, conheça 5 de qualidade [PC]

Imagem: Reprodução / Android

O primeiro nome dessa lista, o Android Studio, é um software voltado para o mercado profissional. Ele é a ferramenta oficial do Google para desenvolvedores da plataforma Android, vindo com um emulador integrado.

Ele com certeza não é tão fácil de usar quanto as outras opções que você vai encontrar aqui, mas traz uma série de recursos que tornam a vida das pessoas que trabalham com desenvolvimento e teste de aplicativos bem mais fácil.

É gratuito e pode ser encontrado para diferentes plataformas neste link. No PC ele exige apenas um processador de segunda geração da Intel ou AMD com suporte a Hypervisor, 8 GB de memória RAM e Windows 8 ou superior.

4. PrimeOS

PrimeOS

Imagem: Reprodução PrimeOS

Agora, se você procura desempenho em jogos, o PrimeOS pode ser uma ótima solução, desde que você não se importe em se livrar do seu Windows.

Sua principal característica é que ele é um emulador que pode substituir completamente o sistema operacional da sua máquina, deixando você com um sistema Android super responsivo.

Além disso, ele traz ferramentas únicas para os gamers, como a opção de mapear teclas e suporte a GPU. Ele também vem com a promessa de rodar diversos jogos populares, incluindo Call of Duty Mobile e PUBG.

Você pode baixar o emulador neste link escolhendo versões com Android 7 ou 11. Por ser instalado diretamente no hardware do computador, não exige requisitos mínimos como os outros, mas só pode ser instalado em computadores baseados na arquitetura x86 e Raspberry Pi 4 & 4B.

3. Genymotion

Genymotion

Imagem: Reprodução / Genymotion

Sendo outro emulador voltado para desenvolvedores, o Genymotion vem com opções bem mais simples do que o Android Studio.

Além de uma interface mais limpa, ele também é mais leve e tem como principal vantagem que permite aos usuários testarem facilmente suas aplicações em diversos dispositivos emulados.

Sua instalação também não é das mais fáceis. Ele requer diversas configurações que precisam ser feitas manualmente. Como a instalação do Virtual Box, um software utilizado na virtualização de sistemas operacionais.

Mesmo assim, uma vez instalado, muitos o consideram mais fácil de se trabalhar do que o seu rival. Você pode baixá-lo nesse link. No PC seus requisitos mínimos são ter o VirtualBox 7.0.4, um computador rodando Windows 10/11 na versão de 64 bits e com suporte a tecnologias de virtualização (Intel VT-x/AMD-V/SVM).

2. Nox Player

Nox Player

Imagem: Reprodução / Nox

Esse é um dos melhores emuladores de Android para Windows no momento. Ele vem carregado de recursos como mapeamento de teclas, emulação de toque, suporte a controle e muito mais.

Ele também é extremamente bem otimizado para jogos, conseguindo rodar títulos pesados mesmo em computadores mais fraquinhos. Mas infelizmente ele sofre com engasgos às vezes.

No momento ele já está disponível na versão Android 9, mas você consegue facilmente alterar a versão do sistema da máquina virtual e até usar várias instâncias com configurações diferentes. Tudo isso com uma interface relativamente fácil de usar.

Com todos esses recursos, o Nox Player tem requisitos mínimos maiores do que as opções anteriores, exigindo um computador Windows com um Intel Core i5 de quarta geração / AMD FX-8320 e GPU dedicada (GTX 460 / R7 250 ou superior). Ele também pede 8 GB de memória RAM e pelo menos 64 GB de armazenamento. Você encontra o Nox Player aqui.

1. BlueStacks

BlueStacks

Imagem: Reprodução / BlueStacks

E para a surpresa de ninguém, em primeiro lugar temos o BlueStacks, o emulador de Android mais popular de todos, e com motivos.

Esse provavelmente é o software mais intuitivo dessa lista, você basicamente pode só instalar e já sair baixando jogos (é bom lembrar que vai precisar de uma conta Google para isso).

Ele também oferece pacotes exclusivos para certos jogos, que já vem com uma configuração otimizada no emulador. Ele consegue rodar games e aplicativos com muita estabilidade e proporciona uma ótima experiência em jogos.

Só perde pontos por ser um emulador bem pesado, o que é justificado pelo seu ótimo desempenho, então é bom você ter uma máquina um pouco mais forte se pretende usar ele para tarefas intensivas.

Segundo seus desenvolvedores, os requisitos mínimos do BlueStack 5, a versão mais nova sendo distribuída, são Windows 7 ou superior, 4 GB de RAM e 5 GB de armazenamento, mas sendo honesto, se você tiver um PC com apenas essas configurações você vai sofrer muito, até porque com apenas 4 GB de RAM o computador mal consegue funcionar tranquilamente, imagina emular um sistema Android e rodar jogos nele. Ele pode ser baixado de forma gratuita aqui!

Existe emulador de Android para Mac?

Sim! Existem diversos emuladores de Android que funcionam perfeitamente no macOS. Nele é possível encontrar as principais opções, tanto as voltadas para o público profissional quanto as voltadas para o público gamer. Os principais exemplos são o Android Studio, o Genymotion e o BlueStacks.

Esses são alguns dos principais emuladores de Android disponíveis hoje e devem suprir qualquer necessidade que você tenha, desde rodar os jogos mobile de última geração até dar uma vida nova ao seu PC antigo instalando um Android nele. Deixe um comentário dizendo se esse artigo foi útil para você!

Fonte: FossBytes

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Hugo Cruz
Escrito por

Hugo Cruz

Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.