Os carros elétricos já vinham ganhando força gradualmente, mas as recentes reviravoltas no mercado, acompanhadas pelo preço absurdos dos combustíveis fósseis fez esse processo se acelerar ainda mais. O sucesso dos veículos movidos a energia elétrica tem sido tanto que até a Porsche está apostando em carros elétricos.
Porsche está apostando alto em carros elétricos
A projeção foi feita pelo diretor-financeiro da marca, Lutz Meschke. Segundo ele, em apenas dois anos, os dois produtos, tanto os veículos de combustão quanto os elétricos, trarão uma margem de lucro parecida para a empresa.
Segundo ele, isso deve durar pouco, já que logo em seguida ele espera que 8 em cada 10 veículos vendidos pela marca até 2030 seja um carro elétrico.
Essas parecem ser previsões exageradas em um mercado ainda não consolidado, mas a Porsche parece sobre o assunto. Em 2021, a montadora alemã produziu um dos carros elétricos mais vendidos no Brasil no segmento, o Taycan.
O carro, que custa cerca de R$700 mil, foi o segundo carro elétrico mais vendido no Brasil no ano passado, perdendo na categoria apenas para o Nissan Leaf. O Taycan ainda vendeu mais do que o icônico 911, veículo à combustível da empresa.
Porsche não é a única empresa a ver o potencial do mercado de carros elétricos
E se você ainda não bota fé nas palavras da Porsche, basta saber que até empresas que não são do ramo de automóveis estão trabalhando duro para produzir e vender seus próprios carros elétricos nos próximos anos.
A Xiaomi, conhecida por seus celulares, já está se preparando para mostrar em agosto o protótipo do seu mais novo carro elétrico.
A empresa parece ter contratado a HVST Automobile Design para projetar o veículo, mas sua construção ficará a cargo da Xiaomi Auto, uma de suas novas divisões.
E não só a Xiaomi, até a Apple quer uma fatia desse bolo. Mas no caso da maçã, ela visa mais a tecnologia para expansão do seu ecossistema, focando na interatividade e independência do automóvel.
Empresa já está à frente das concorrentes
Segundo os dados apresentados pelo CEO da Porsche, Oliver Blume, a marca já tem uma presença de mercado no setor várias vezes superior às suas principais concorrentes, Aston Martin e Ferrari.
Mesmo assim, ela pretende aumentar essa distância tendo como base seus planos envolvendo o lançamento de carros como o Macan elétrico.
E parece que seus planos estão profundamente relacionados com o seu IPO, oferta inicial de ações, que ainda não tem data marcada, mas está programado para acontecer em algum momento breve.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui