Equipamentos VR estão indo para o banco de trás do seu carro
Fusão do real com o virtual no veículo; equipamentos VR indo para o seu carro e transformando a experiência das viagens, leia em Bit magazine
Os equipamentos VR estão indo para o banco de trás do seu carro. O primeiro era um rádio mono, depois passou para o estéreo e agora os carros podem vir com pacotes que se utilizarão de fones especiais para entretenimento.
Equipamentos VR indo para o seu carro
É o que promete a empresa Holoride, uma startup de tecnologia que busca transformar carros em verdadeiras experiências imersivas ambulantes.
Segundo a CNN Business, o anúncio foi feito em Austin durante o evento SXSW, onde a Holoride afirma que esta “trazendo fones de ouvido VR para SUVs e sedãs Audi.”
É claro que não funcionaria para todos – afinal de contas, alguém precisa dirigir o veículo. Porém, a empresa não rejeita a ambição a longo prazo de “estar olhando para um possível futuro repleto de carros autônomos”, segundo o canal americano.
Holoride VR já foi Audi
A empresa já fez parte da Audi, mas em 2019 saiu em busca de novas parcerias. A montadora alemã de carros ainda possui uma parte das ações da empresa.
Na busca por novos ares, em questão de ampliar a tecnologia, a parceria foi feita com a “empresa sueca de desenvolvimento de software TerraNet para construir os sensores e programas necessários para processar rapidamente o entorno de um veículo e traduzir os dados em respostas de realidade virtual.”
Apesar da ligação íntima que tem com a Audi, a tecnologia não é exclusiva da alemã, justamente por esse motivo a Holoride está usando uma plataforma aberta que permitirá que qualquer fabricante de automóveis utilize o sistema de entretenimento.
Realidade virtual e código aberto como pilares do futuro
Assim como a realidade virtual (VR) vem se apresentando como o futuro da conectividade, os programas de código aberto (open source) fomentam o mercado para se tornar cada vez mais plural e diversificado, sem barreiras.
“Estamos sempre abertos a trabalhar com outros fabricantes de automóveis e esperamos tornar o maior número possível de veículos capazes de ter a tecnologia VR”, declarou o diretor de marketing e comunicações da Holoride, Rudolf Baumeister.
As empresas que se interessarem poderão criar seus próprios conteúdos chancelados para a tecnologia VR da Holoride. Quanto ao primeiro fone que receberá a tecnologia, ele já tem nome: o HTC VIVE Flow será o primeiro fone de ouvido VR equipado com o sistema do Holoride.
Agora basta saber quais serão eles e esperar que essa realidade esteja cada vez mais próxima da maioria dos usuários/motoristas, no futuro quem sabe.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui
Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos. Desde então, atua como editor no Grupo Gridmidia.