Ícone do site BIT magazine

Escolha aleatória? Descubra por que o Google Chrome tem este nome

Diferente do Internet Explorer em que você consegue imaginar o que o navegador faz somente lendo o nome, o Google Chrome não tem essa ‘peculiaridade’. Qual o significado?

Inspirado nos Muscle Cars. (Imagem: Pexels/Mariana Souza/Bit Magazine)

Google Chrome: inspirado pelo design – de carros!

A verdade é que o nome ‘Chrome’ foi inspirado por conta de um projeto de navegador feito pelo Google bem no início, tendo como referência o cromo e os painéis encontrados nos “Muscle Cars” (carros definidos pela potência fabricados entre 1960 e 1970).

Tendo estes carros cromados como inspiração para velocidade, presença e potência, o Chrome foi projetado para substituir os navegadores antigos e lentos.

Assim, com acabamento clássico, o navegador foi pensado para dar possibilidade ao usuário e o “cromo do navegador” inclui a barra de ferramentas com guias, barras de rolagem, e outras funcionalidades.

Para o Google, o cromo era justamente o cerne da questão: a página que o usuário estava acessando.

Embora ‘Chrome’ fosse um apelido, acabou se tornando o nome oficial do navegador. Foi realizada uma votação interna para decidir o nome final. Segundo o desenvolvedor Glen Murphy, os outros nomes sugeridos eram péssimos.

Os nomes eram tão ruins que o líder da equipe de desenvolvimento insistiu para que Chrome fosse o nome escolhido e anulou todos os outros nomes. Ele pediu para que associassem à velocidade e design dos Muscle Cars americanos.

Ironias e novas ferramentas

O engraçado é que, mesmo sendo um dos navegadores mais usados do mundo, o Chrome tem um design muito menos robusto e muito menos chamativo do que os carros em que foi inspirado.

Em entrevista para o The New York Times em 2015, o então chefe de produto e hoje CEO da Google, Sundar Pichai, disse:

“Há um motivo pelo qual, quando criamos o Chrome, minimizamos tudo relacionado ao navegador, queríamos que os usuários se concentrassem no conteúdo que estavam usando. O motivo pelo qual o produto foi chamado de “Chrome” foi que queríamos minimizar o navegador.”

Depois disso, o Google passou a desenvolver muitas outras ferramentas como o Drive, Gmail, Agenda, Keep e muitos outros.

 

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Sair da versão mobile