Espaçonave Chinesa encontra água na superfície da Lua; Veja os detalhes

A China divulgou de forma oficial que uma Espaçonave Chinesa em missão a lua foi capaz de detectar água na superfície do satélite natural!

Foi publicado pela revista científica Science Advances na última sexta-feira, 7 de janeiro, um estudo feito pelos pesquisadores do Instituto de Geologia e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências, em parcerias com professores, onde de acordo com o mesmo, uma espaçonave Chinesa foi capaz de encontrar novas evidências de água na superfície da Lua,

publicidade

Através da sonda Chang’E-5 os cientistas junto com os professores Lin Yangting e Lin Honglei, do Instituto de Geologia e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências (IGGCAS), afirmam que observaram sinais de água, publicado pelo portal de notícias Eureka Alert.

Espaçonave Chinesa encontra água na superfície da Lua: Veja os detalhes

Imagem: Divulgação

Apesar de ao longo dos anos observações e medições já indicarem evidência da presença de água em solo lunar, segundo a reportagem o caso em questão é o primeiro que detecta a substância em sua superfície.

A medição foi realizada a partir de uma rocha e proporcional o resultado até então inédito. A análise inicial concluiu que o solo lunar no local de pouso, um dos mais recentes basaltos de mares, localizado em uma latitude médio-alta na Lua. Apresentou menos de 120 ppm (partes por milhão) de água.

publicidade

Leia mais: Telescópio James Webb chega ao espaço como missão mais cara da NASA

O achado fornece um contexto geológico muito importante para a análise das demais amostras que retornaram da missão da sonda Chang’E-5 para os envolvidos na pesquisa.

A presença de água na lua pode facilitar futuras missões, e até a fixação de uma base permanente no satélite natural da Terra. Da água é possível extrair oxigênio.

Primeiras amostras em mais de 40 anos

Depois de mais de quatro décadas, amostras de solo do satélite foram trazidas para a Terra pela espaçonave Chinesa Chang’e 5.

Há quase um mês, a cápsula com 1,7 kg de material colhido na lua pousava no deserto da Mongólia. Foi a primeira vez desde 1976 que amostras retiradas do solo lunar voltaram à Terra.

O trabalho teve apoio do Programa de Pesquisa Prioritária Estratégica do CAS, o Programa de Pesquisa Principal de Ciências de Fronteira do CAS, o Programa de Pesquisa Principal do IGGCAS e a Fundação Nacional de Ciências Naturais da China.

Os chineses continuarão fazendo experimentos com a sonda que foi a responsável por enviar as amostras à Terra. Para 2025, a NASA planeja enviar uma missão tripulada à lua.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Cecilia Parente
Escrito por

Cecilia Parente

Redatora, Especialista em Produção de Conteúdo para a Web com formação em Webdesign e Marketing Digital. Estudante de Programação Back-End, Entusiasta de Tecnologia e redatora na BitMagazine trazendo as últimas notícias e informações sobre o mundo tecnológico.