Está sem tempo de ler? Então o Spotify pode te ajudar com audiobooks; entenda a novidade
Na tentativa de se tornar a central de todo tipo de áudio dos usuários, o Spotify vai vender audiobooks em sua plataforma!
Após conquistar o mercado musical como um dos melhores e maiores serviços de streaming de música e podcast, o Spotify agora está colocando suas garras em outro mercado e passa a vender audiobooks em sua plataforma.
Spotify passa a vender audiobooks
O anúncio chegou nesta terça-feira, dia 20 de setembro, por um post oficial no Spotify NewsRoom.
Usuários nos Estados Unidos poderão comprar e escutar mais de 300 mil títulos, disponibilizados em um novo agrupamento desenhado especificamente para não sobrecarregar o aplicativo, ficando em total harmonia com os já existentes, músicas e podcasts.
Os audiobooks ainda representam apenas 6% a 7% do mercado geral de livros, mas esse quadro pode mudar rapidamente, já que a categoria vem crescendo a uma taxa de 20% ano a ano. Com a demanda crescente, podemos ver a função chegando rapidamente ao Brasil.
Segundo o vice-presidente do Spotify e chefe global de audiolivros e conteúdo fechado, Nir Zicherman, esse ainda é “um mercado substancial inexplorado”.
Como vai funcionar?
Até o momento os livros são comprados, então embora eles apareçam nas pesquisas, um ícone de cadeado aparecerá com eles, indicando ser necessário adquiri-lo primeiro, para só depois poder escutar.
Assim como músicas e podcasts, o aplicativo também trará recomendações personalizadas com títulos selecionados baseado em sua avaliação.
Para contemplar a forma única como os audiobooks são consumidos, a empresa também está trazendo novas opções de controle. Será possível alterar livremente a velocidade com que os áudios são tocados e o aplicativo irá se lembrar em que ponto do livro você parou.
Os livros também terão um sistema de avaliação. Por lá os usuários podem deixar suas opiniões sobre eles para que outras pessoas tenham uma melhor ideia do que esperar.
O modelo de negócio
Até o momento, os audiobooks são uma parte separada dentro do ecossistema do Spotify. Na prática, isso significa que ser um assinante premium do serviço não dá nenhum benefício sobre a divisão, o que vai contra o modelo que a Amazon, uma das principais concorrentes nesse segmento, adota.
Mas Zicherman não parece tão preocupado assim com as concorrentes. Segundo ele, seu principal objetivo, no momento, é introduzir os audiobooks na vida de pessoas que talvez nunca tenham lido um.
Isso deve explicar porque ele não só está lançando os livros sem nenhuma promoção como ainda está praticando preços um poucos mais altos.
A empresa está planejando utilizar o feedback do serviço nos Estados Unidos para lançar a funcionalidade em outras regiões, com melhorias.
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Redator Profissional, Comunicador Social e especialista em Produção de Conteúdo Web. Formado em Letras - Inglês e Administração. CEO da Agência Digital Comunicalize.