Um dispositivo inovador transforma a água do mar em água potável, pronta para beber. Essa conquista se tornou possível através da máquina portátil de dessalinização, do tamanho de uma mala.
O dispositivo inovador que possibilita a dessalinização da água salgada foi criado por pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT). O resultado foi além do desejado, a água potável criada através da máquina excedeu os padrões de qualidade definidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com os desenvolvedores, a eliminação da necessidade de substituição de filtros reduz significativamente os valores gastos com manutenção a longo prazo.
Assim, é possível favorecer a implantação da unidade em áreas longínquas e com recursos limitados, tais como em pequenas ilhas ou a bordo de navios marítimos de carga.
Estrutura do dispositivo inovador
O dispositivo inovador criado pelos pesquisadores do MIT pesa menos de dez quilos, e é o primeiro em todo o mundo. A máquina é pequena, de fácil transporte e manuseio, tendo em vista que não precisa de filtros, requerendo o mínimo de manutenção.
Na prática, a retirada das partículas de sal da água ocorre por meio do uso da energia elétrica para acionar a polarização de concentração de íons. Vale mencionar que a máquina também pode ser alimentada por um pequeno painel solar portátil.
Como o dispositivo inovador torna a água do mar potável?
O processo ICP não filtra a água como se imagina, ele atua na geração de um campo elétrico nas membranas do aparelho em torno do tanque em que a água é depositada. Com a ajuda da energia, as membranas repelem as partículas carregadas positiva ou negativamente, como moléculas de sal, bactérias e vírus, à medida que se encontram no dispositivo.
As partículas com substância são enviadas para uma segunda corrente de água dentro da máquina, a qual é descartada logo em seguida. Para ativar a energia é essencial que a máquina seja equipada somente com uma bomba de baixa pressão, possibilitando o tamanho portátil do dispositivo.
Além do mais, os pesquisadores projetaram o dispositivo de modo que pessoas que não tenham o conhecimento integral sobre o processo ICP, usem a máquina somente com um comando. Este comando consiste no clique de um botão que inicia a dessalinização. Desta forma, a água atinge o nível de salinidade esperado, o usuário é notificado de que a água é potável.
A máquina também pode ser controlada através de um aplicativo para smartphones, nos quais os níveis de salinidade e o consumo de energia são atualizados em tempo real. O dispositivo inovador de dessalinização levou dez anos para ser desenvolvido, e agora, será vendido a cerca de US$ 50, o equivalente a R$ 254.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui