Seja para ter um reserva ou para substituir o anterior quebrado, muitas vezes acabamos adquirindo um novo carregador de celular. Nem por isso o assunto estará resolvido. Existem muitos carregadores perigosos por aí que podem, de fato, danificar o seu aparelho celular. Neste artigo, vamos apresentar os piores problemas dessa escolha e ensinar como identificar um carregador pirata.
Carregadores perigosos que podem trazer muitos problemas
Existem muitos por espalhados por todos os cantos, isso eu garanto. Como falamos antes, esses carregadores perigosos podem muito bem ser definidos como piratas.
O que seria o carregador pirata? Ele não passou por nenhum tipo de teste que agências reguladoras ou certificadoras de qualidade. No caso do Brasil, temos o INMETRO de uma forma geral de certificação e a ANATEL que fica envolvida diretamente em tudo que diz respeito as telecomunicações.
Esse tipo de carregadores perigosos podem trazer muita dor de cabeça ao usuário, pois tem grandes chances de danificar o smartphone, fornecendo a quantidade errada de carga e superaquecendo o aparelho.
Principais riscos ao utilizar esses carregadores perigosos
Vamos listas os principais riscos de utilizar os carregadores piratas no dia a dia para você entender de uma vez tudo o que pode acontecer ao tentar “economizar” no acessório.
Riscos patrimoniais
Esse tipo de carregador perigoso e falsificado, muitas vezes, é construído de materiais de qualidade muito ruim. Isso pode ocasionar até incêndios quando eles superaquecem, o princípio de fogo pode queimar o usuário ao tentar apagar ou até se espalhar pela casa no caso de distração.
Carregadores perigosos e o choque elétrico
Nos casos mais leves de problemas devido à baixa qualidade do material do carregador, o mínimo que pode acontecer ao usuário é sofrer com choques elétricos. Mesmo sem o incêndio, ao manipular ou retirar o carregador da tomada, o mau isolamento pode fazer você tomar choques.
Baixa eficiência de carga
Este é o problema menos perigoso, ele se torna algo mais chato. Os carregadores piratas podem não ofertar a quantidade correta de energia e, como consequência, demorar longos períodos para o celular chegar a carga completa.
Danos diretos ao smartphone
Aqui vamos englobar o problema do excesso de carga passada para o aparelho, sem a devida “filtragem”. Seu aparelho celular pode sofrer diretamente desgaste excessivo, superaquecimento e ter maiores chances de criar curtos-circuitos internos que podem acabar com o aparelho.
Como identificar carregadores piratas ou falsificados
Agora identificamos a maioria dos problemas relacionados ao uso de carregadores perigosos e piratas para smartphones. Em seguida, vamos dar algumas dicas de como reconhecer eles para evitar sua aquisição.
- Certificações e selos: a primeira dica é a maior garantia para compra de carregadores nacionais. Procure as certificações oficiais que garantem que o modelo passou por todos os testes, de preferência o selo da ANATEL;
- Marca (logo) no aparelho e embalagem: no caso de se tratar de um carregador que passa como “original”, procure pela qualidade de impressão da marca no aparelho e na embalagem, produtos piratas costumam pecar nesses detalhes;
- Preço muito abaixo do mercado: pagar barato é sempre bom e todo mundo gosta, porém, produtos piratas exageram nisso com sua construção sem nenhuma qualidade, o barato pode sair caro;
- Qualidade dos encaixes: por muitas vezes, os carregadores piratas podem apresentar “entradas” que não se adaptam bem aos plugues, deixando folgas e “sambando”, esse é um claro sinal de que foram construídos sem cuidado e com nenhum padrão de qualidade;
- Marcas “especializadas”: isso não é uma regra geral, existem empresas que fazem carregadores de alta qualidade mesmo não sendo oficiais do smartphone, porém, é bom ficar atento a reputação da marca “especializada”;
- Comprar em locais errados: evite comprar seus carregadores na rua ou em ambulantes, em casos de emergência pode até acontecer, mas evite o uso contínuo desse tipo de carregador. Na primeira oportunidade, adquira um novo de qualidade.
Opte sempre por carregadores originais ou de boa procedência
Como falamos acima, a melhor chance de não ter problemas com carregadores perigosos, os famosos piratas, é adquirindo produtos originais da marca do smartphone.
Existem outras opções de boa procedência com marcas especializadas nisso. Um bom exemplo é a Gorila Shield que produz ótimos equipamentos e bem seguros.
Procure sempre boas referências quando for adquirir um carregador novo que não seja o original e fique atento também ao cabo que será usado.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui