A Caloi anunciou essa semana a venda de sua Mobylette (ou Mobilete) no Mercado Livre e já precisou pausar o anúncio devido ela ter esgotado em 24 horas.
O motociclo foi lançado em 1975 e agora, 47 anos depois, voltou ao mercado em uma versão repaginada. A Caloi já informou que o produto é vendido em lojas físicas, “nas principais bike shops do país”.
Esta não é uma edição limitada da famosa Caloi. “A nova Caloi Mobylette voltou para ser um produto do portfólio de linha da Caloi”, confirma comunicado.
A empresa, que faz parte do grupo Dorel Sports, uma divisão da canadense Dorel Industries, anunciou o retorno da Mobylette em forma de poesia, para celebrar o renascimento do modelo.
Mobylette ou Mobilete?
Desde que a empresa fez a campanha do anúncio não pararam de surgir dúvidas sobre qual a grafia correta da palavra. Afinal, “é Mobylette ou Mobilete”?
Então, Mobilete é uma forma que os brasileiros adotaram de se escrever Mobylette.
A empresa francesa Motobécane, adquirida pela Yamaha e teve o nome alterado para MBK na década de 80, lançou o Mobyllete em 1949 e tornou-se o ciclomotor mais vendido no mundo com aproximadamente 30 milhões de unidades.
Na década de 70, a Caloi adquiriu a licença para usar o nome “Mobylette” e lançar o produto no Brasil e popularizou o veículo capaz de rodar 80 km com apenas 1 litro de gasolina.
E qual nome está correto? Oficialmente é Mobylette, mas se você “abrasileirou” para mobilete, ninguém vai entrar numa discussão do tipo “biscoito ou bolacha” por isso.
Famosa no maior deserto do mundo
Para quem acredita que a Mobylette é coisa do passado, está muito errado: ela é um dos principais veículos de locomoção em algumas partes do mundo.
É o caso do Marrocos, com grande parte de seu território ao norte da África coberto pelo famoso deserto do Saara.
Por lá, a Mobylette tornou-se o melhor meio de locomoção devido a velocidade para percursos planos, junto com seu preço em conta, principalmente na parte de manutenção.
O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui