Existem vulcões ativos próximos do Brasil e devemos estar atentos, mas precisamos nos preocupar?

Será que os vulcões podem atingir o Brasil? Confira neste artigo como as erupções funcionam e quanto temos que nos preocupar.

Um vulcão no Havaí, chamado Mauna Loa, o maior vulcão em atividade do mundo, entrou em erupção no dia 27 de novembro após 38 anos estando “quietinho”. Agora, há um alerta sobre vulcões em atividade ao redor do globo.

publicidade
Vulcões são perigosos? Confira! (Imagem: Pexels)

Vulcões são perigosos? Confira! (Imagem: Pexels)

O que de fato é um vulcão?

Um vulcão nada mais é do que uma abertura na superfície de um planeta ou lua em que a matéria quente alojada abaixo da crosta começa a ser expulsa, no caso da Terra é a lava. Quando essa matéria consegue romper a superfície, aí chamamos de erupção vulcânica.

Segundo a NASA, essa erupção dos vulcões pode ser explosiva, ao enviar matéria quente do interior em direção ao céu; ou pode ser mais tranquila, como um “derrame” mais tranquilo de lava.

Já as áreas vulcânicas são “construídas” ao redor de uma montanha com camadas de rochas, cinzas e vários outros materiais que podem se acumular após uma série de erupções ao longo do tempo.

publicidade

Existem três razões pelas quais o magma pode se deslocar do interior para o exterior da Terra segundo a ciência:

  • No momento em que placas tectônicas se afastam uma das outras. Quando isso ocorre, o magma sobe para preencher estes espaços;
  • No momento em que essas mesmas placas tectônicas se movem uma em direção a outra, fazendo com que o magma seja forçado para dentro, causando pressão e calor extremos. Assim, a crosta terrestre derrete e sobe como lava;
  • Quando áreas quentes dentro da Terra também aquecem o magma e ele acaba subindo como lava.

Agora que você entendeu como funcionam as erupções, venha saber quais tipos de vulcões existem.

Quais são os tipos de vulcões? Devemos nos preocupar?

Existem três tipos vulcões de uma forma geral:

  • Inativos: teoricamente, estes tipos de vulcões não entram mais em erupção, mas, por algum motivo, pode ser que entrem no futuro;
  • Ativos: vulcões com alto potencial de erupção ou que apontam indícios disso;
  • Extintos: vulcões que muito provavelmente não entrarão mais em erupção.

Importante colocar: mesmo que o vulcão esteja extinto, não se pode falar com certeza que um dia ele não volte a ser ativo. É mais fácil garantir que ele não entrará em erupção em uma escala curta de anos, 300 ou 500, por exemplo. Agora vamos ao que interessa, quais são os vulcões em maior atividade no momento?

Segundo o Programa de Vulcanismo Global (GVP, sigla em inglês) do Smithsonian Institution, existem oito vulcões ativos na América Latina – e os mais próximos do Brasil:

  • Chile: Nevados de Chillán e Villarrica;
  • México: Popocatépetl;
  • Equador:  Sangay e Reventador;
  • Guatemala: Fuego e Santa María;
  • Antártica:  Erebus.

Porém, os brasileiros podem ficar despreocupados, pois mesmo sendo ativos, nenhum destes chega a colocar em risco nossa região. Esses exemplos estão próximos em escala planetária, mas com muitos quilômetros de distância real.

Com informação: National Geographic.

O que você achou? Siga @bitmagazineoficial no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Jogos recomendados

Mariana Souza
Escrito por

Mariana Souza